20 fevereiro 2012

Na Alemanha são todos iguais diante da lei, pois não?

. Pois sim!
"Diante de um irrespondível conflito de interesse e odor de corrupção e abuso de poder, Christian Wulff, pressionado pela Magistratura que pediu ao Parlamento autorização para iniciar processo criminal contra ele, renunciou à presidência da Alemanha na sexta-feira passada (17.02.2012) Uma vitória do estado de Direito e do princípio universal de que todos são iguais perante a lei." (Texto do Wálter Fanganiello Maierovitch)
. A Merkel também disse que "todos são iguais diante da Lei".

. Bonito, muito bonito.

. O ex-presidente da Alemanha, Christian Wolff, depois de renunciar - por envolvimento em corrupção - após dois anos no cargo, deve passar a receber uma pensão de 199.000 Euro (ano) + carro de luxo + escritório + secretária + combustível - tudo pago pelo povo alemão.

. Agora vejamos um outro caso que mostra que "todos são iguais diante da Lei" ...



. O senhor Karsten Hilsen (52 anos) está sendo processado em Luenenburg (a meia hora de Hamburg) por ter comido lixo.

. Mais especificamente, por ter comido um pacote de biscoito do lixo.

. O senhor Karsten mora num vagão de construção e vive de recolher lixo dos latões enormes dos supermercados, padarias e coisas do gênero.

. O "crime" do senhor Karsten foi ter entrado no terreno da padaria e ter retirado o pacote de biscoito do lixo dentro da propriedade privada, isto é, do terreno que pertence à padaria.

. O senhor Karsten diz que aprendeu com a mãe (sobrevivente da guerra) que comida não se joga fora, tudo deve ser aproveitado.

. Herr Karsten diz que não é "ético jogar comida fora".

. Ele dá um exemplo: como podem jogar fora spargel bom vindo do Peru, depois de viajar 11.000 quilômetros?

. O grande procurador da república de Luenenburg pensa diferente e diz "Ele (Karsten) entrou por uma porta aberta na área pertencente a uma grande padaria para apanhar biscoitos do lixo."

Pena para o "crime" dada pelo grande magistrado: pagamento de multa de 125 euro.

E o sábio magistrado ainda ofereceu para ajudar o pobre homem a juntar dinheiro: "ele pode recolher garrafas da rua para pagar a sua dívida".

Só pensei no Gilmar Mendes quando li a reportagem sobre esse grande juíz.

É isso aí: todos somos iguais diante da Lei da Alemanha -e do Brasil. Mas alguns são mais iguais do que outros.

Um comentário:

Patrick disse...

No ano passado eu passei três meses estudando inglês em Londres e aproveitei a oportunidade para ir à Alemanha assistir a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino em Frankfurt. Quando estava no Burger King da Estação Central, vi uma cena que congelou a minha alma: vi um velhinho procurando restos de comida na prateleira onde os clientes deixavam as bandeijas ao final das refeições. Não bastasse isso, um outro cliente o fitava com repulsa. Eu me pergunto: que milagre econômico é esse o, alemão?