05 julho 2010

Lula em Cabo Verde


Neste sábado, tão político como sempre, Lula arrancou aplausos quando pediu licença à plateia de um evento sobre as relações Brasil-países africanos para improvisar o que será uma de suas últimas participações como presidente brasileiro em uma reunião internacional de líderes do continente.

"O Brasil, não apenas pela vontade do presidente Lula, tomou uma decisão política de se reencontrar com o continente africano", disse, no evento da comunidade econômica do oeste africano – CEDEAO, formada por 15 países. "Nós não temos como pagar, nós não temos como mensurar em dinheiro a dívida histórica que o Brasil tem com o continente africano."

"Quando eu pedi perdão à África em nome do brasileiro (em 2005), é muito mais do que uma frase de efeito. É um sentimento de um cidadão brasileiro, governante do Brasil, que reconhece que o Brasil não seria o que é se não fosse a participação de milhares de africanos na construção de nosso país", prosseguiu o presidente.


"Independentemente de o Lula ser presidente do Brasil, quem vier depois de mim está moralmente, politicamente e eticamente comprometido a fazer muito mais."

Ao fim da visita que começou por Cabo Verde e incluirá seis países, Lula terá visitado 25 países africanos. Desta vez, ele vai a Guiné Equatorial, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e África do Sul.

Durante a visita, Lula formalizou o perdão da dívida de Cabo Verde com o Brasil, no valor de US$ 3,5 milhões.

Um comentário:

josé lopes disse...

Na outra visita do presidente Lula a Guiné Equatorial, O Globo hoje fez questão de destacar que o presidente Lula se deixou fotografar ao lado de um ditador. - "mal na foto" enfatiza O Globo esquecendo que seu patriarca Roberto Marinho cansou de ser fotografado ao lado de generais e ministros ditadores. E, não só se deixou fotograr como recebeu vários títulos das mãos de ditadores com câmera em close.