11 março 2010

Seráque agora deixaremos de ser motivo de piada no exterior e no Brasil?

O Supremo de volta ao trilho

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, na quarta-feira 10, o ministro Cezar Peluso, 67 anos, como novo presidente da Corte. De acordo com o regimento interno do tribunal, disputaram a presidência e a vice-presidência os dois ministros mais antigos, que ainda não haviam sido eleitos anteriormente. A vice-presidência será ocupada por Carlos Ayres Britto. Ambos deverão tomar posse em cerimônia marcada para 23 de abril.

De perfil discreto, Peluso garantiu que se limitará a ser um porta-voz das discussões travadas no STF. Na avaliação de Walter Maierovitch, desembargador aposentado e colunista de CartaCapital, não se trata de um promessa vã.

“Peluso tem um perfil completamente diferente de Gilmar Mendes, jamais se pronunciaria fora dos autos ou tentaria interferir em outros poderes”, avalia Maierovitch, que foi colega de toga do novo presidente do STF no Tribunal de Justiça de São Paulo. “Seu maior desafio é reconduzir o Supremo para o trilho, desfazer as bobagens cometidas pelo Gilmar Mendes. Este será o papel dele: recuperar o prestígio do Judiciário.”

Leia mais na Carta Capital

Um comentário:

Carlos A. L. Andrade disse...

Glória: pelo jeito não vamos mesmo deixar de ser piada no exterior. Veja só o que o O Globo publica hoje:

Coluna PANORAMA POLÍTICO:

O PRESIDENTE do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), está na Alemanha participando de seminário sobre o pós-Lula na Fundação Konrad Adenauer, mantida pelo partido União Democrata Cristã