A Europa, os países emergentes e os Estados Unidos devem empreender esforços conjuntos para resolver o impasse nas negociações sobre a liberalização do comércio mundial, disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
"Espero que as negociações possam ser encerradas com sucesso ainda neste ano", salientou o alemão, após o encontro com seu colega brasileiro de pasta, Celso Amorim, em Brasília, nesta sexta-feira (5/05).
Entre os motivos do impasse nas negociações está a insistência da União Européia em não arredar pé da taxação de produtos agrícolas, enquanto os EUA insistem em manter suas subvenções à agricultura. Os países emergentes, por seu lado, não facilitam a entrada de produtos industriais e não abrem seu mercado de prestação de serviços.
A viagem de seis dias de Steinmeier à América do Sul serviu de preparativo para a cúpula entre a América Latina e a União Européia, que acontece na quinta e sexta-feiras da próxima semana, em Viena, com a presença de 60 chefes de Estado e de governo.
Glória
Nenhum comentário:
Postar um comentário