- Vossa senhoria me permita, está querendo fazer a gente de besta -
Passamos da fase das Bestas Feras. Agora estamos na fase das Feras Bestas. Se no começo desta crise, houve razão para alguns serem chamados de Bestas Feras, isto agora é coisa do passado, ficou na história. (Heim?!)
Agora a fase é das Feras Bestas. Esta fase pressupõe que qualquer coisa possa vir a ser uma noticia ESPETACULAR capaz de eclipsar qualquer noticia que possa prejudicar a oposição ou diminuir o efeito das acusações que a mídia vem fazendo sistematicamente contra o governo. Chegará o momento de anunciar um pato hermafrodita colocar um ovo e isto será mais "espetacular" que por exemplo haver parlamentares , digamos cerca de 170 envolvidos com licitação ilegal de ambulâncias. Um dia poderá acontecer...
Hoje vimos mais um espetáculo no picadeiro. Hoje , apesar dos atuantes estarem no centro dos holofotes, os palhaços fomos nós. Quem de antemão soube o que se passou com a tal entrevista do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, percebeu a enorme armação que foi feita com o conteúdo do que o "entrevistado" disse. Primeiro, ele alega que não deu entrevista alguma, e que havia "conversado" com a tal jornalista, e que no contexto geral tratava de dar um perfil de sua pessoa e de sua atuação do partido dos trabalhadores. Ao término foi informado que sim, que ele havia, à sua revelia ou não, dado uma entrevista.Desde que ele tenha concordado com a presença e as anotações da repórter é claro que ele tinha autorizado sua publicação.Mas em outro contexto, fez notar.Todos nós sabemos que qualquer entrevista ou conversa pode ser manipulada se pinçada trechos ou palavras descomprometidas com um certo contexto e distorcer a tal ponto que pode parecer ser o inverso do conteúdo. Claro que em um ambiente de hostilidade, quando uma frase desta é colocada: "Quem mandava era o Lula, o Dirceu e o Genoino...", tanto você pode dar a conotação positiva quanto a negativa. Se a frase fizer parte de um contexto sobre as acusações que pesam contra o PT e o governo, naquilo que convencionou-se chamar de "mensalão", torna-se pejorativa. Se por outro lado, for colocada no contexto do tempo de evolução do Partido dos Trabalhadores , e enquanto presidente do partido era o Lula, ganha um significado totalmente diferente. O que o Silvio fez foi de uma ingenuidade a toda a prova, digna de quem esta mesmo sem estrutura psicologica para entender o que se passa em torno de sua figura. Durante mais de oito horas, deu uma "entrevista" onde falou sobre tudo e sobre todos pensando em um perfil de uma pessoa que tem uma historia dentro de um partido politico e que viu ruir todos seus esforços quando cooptou diante da oferta de um veiculo. Se arrependimento matasse, o Silvio seria mais de um cadáver. Ao lermos a tal "entrevista" vemos claramente que o contexto dentro do qual o Silvio afirma que foi feito, é a verdade. Não há ali uma linha de "entrevista" onde o interlocutor faz perguntas e o entrevistado responde. Não. Há longos trechos que foram propositadamente montados.Somente com a gravação autenticada da "entrevista" seria possível verificar as reais intenções no contexto do todo. Porém as Feras Bestas partiram para cima do Silvio, munidas tão somente pelas palavras da reporter e pelo contexto onde estas palavras foram colocadas. Bradavam com o jornal nas mãos: Mas o senhor "disse" isto e aquilo outro !! Afirmavam os inquisitores, em tons de ameça explicita. "Por acaso diz que a repórter mente ?", desafiava outro. Como se mentira e verdade fizesse parte do vocabulário do mesmo.
Em meu tempo isto tinha um nome.Hoje não sei como se chama. Uns dizem que é uma entrevista, outro que é uma reportagem. Eu chamava isto , nos meus velhos e bons tempos de ARAPUCA !
3 comentários:
O perigo é o pais até piorar - e ainda vão dizer que é culpa do Lula, quando este pinoquio começar a parecer na TV.
O fato de um tucano neoliberal globalizado magico concorrer a Presidencia, já é motivo suficiente para o empresariado se recolher.
Já conhecer a maneira tucana de governar: maxi desvalorização e choque economico e chute na bunda.
- Vossa senhoria me permita, está querendo fazer a gente de besta -
Passamos da fase das Bestas Feras. Agora estamos na fase das Feras Bestas.
Se no começo desta crise, houve razão para alguns serem chamados de Bestas Feras, isto agora é coisa do passado, ficou na história. (Heim?!)
Agora a fase é das Feras Bestas.
Esta fase pressupõe que qualquer coisa possa vir a ser uma noticia ESPETACULAR capaz de eclipsar qualquer noticia que possa prejudicar a oposição ou diminuir o efeito das acusações que a mídia vem fazendo sistematicamente contra o governo.
Chegará o momento de anunciar um pato hermafrodita colocar um ovo e isto será mais "espetacular" que por exemplo haver parlamentares , digamos cerca de 170 envolvidos com licitação ilegal de ambulâncias. Um dia poderá acontecer...
Hoje vimos mais um espetáculo no picadeiro.
Hoje , apesar dos atuantes estarem no centro dos holofotes, os palhaços fomos nós.
Quem de antemão soube o que se passou com a tal entrevista do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, percebeu a enorme armação que foi feita com o conteúdo do que o "entrevistado" disse.
Primeiro, ele alega que não deu entrevista alguma, e que havia "conversado" com a tal jornalista, e que no contexto geral tratava de dar um perfil de sua pessoa e de sua atuação do partido dos trabalhadores. Ao término foi informado que sim, que ele havia, à sua revelia ou não, dado uma entrevista.Desde que ele tenha concordado com a presença e as anotações da repórter é claro que ele tinha autorizado sua publicação.Mas em outro contexto, fez notar.Todos nós sabemos que qualquer entrevista ou conversa pode ser manipulada se pinçada trechos ou palavras descomprometidas com um certo contexto e distorcer a tal ponto que pode parecer ser o inverso do conteúdo.
Claro que em um ambiente de hostilidade, quando uma frase desta é colocada: "Quem mandava era o Lula, o Dirceu e o Genoino...", tanto você pode dar a conotação positiva quanto a negativa.
Se a frase fizer parte de um contexto sobre as acusações que pesam contra o PT e o governo, naquilo que convencionou-se chamar de "mensalão", torna-se pejorativa.
Se por outro lado, for colocada no contexto do tempo de evolução do Partido dos Trabalhadores , e enquanto presidente do partido era o Lula, ganha um significado totalmente diferente.
O que o Silvio fez foi de uma ingenuidade a toda a prova, digna de quem esta mesmo sem estrutura psicologica para entender o que se passa em torno de sua figura.
Durante mais de oito horas, deu uma "entrevista" onde falou sobre tudo e sobre todos pensando em um perfil de uma pessoa que tem uma historia dentro de um partido politico e que viu ruir todos seus esforços quando cooptou diante da oferta de um veiculo. Se arrependimento matasse, o Silvio seria mais de um cadáver.
Ao lermos a tal "entrevista" vemos claramente que o contexto dentro do qual o Silvio afirma que foi feito, é a verdade. Não há ali uma linha de "entrevista" onde o interlocutor faz perguntas e o entrevistado responde. Não. Há longos trechos que foram propositadamente montados.Somente com a gravação autenticada da "entrevista" seria possível verificar as reais intenções no contexto do todo.
Porém as Feras Bestas partiram para cima do Silvio, munidas tão somente pelas palavras da reporter e pelo contexto onde estas palavras foram colocadas. Bradavam com o jornal nas mãos: Mas o senhor "disse" isto e aquilo outro !! Afirmavam os inquisitores, em tons de ameça explicita.
"Por acaso diz que a repórter mente ?", desafiava outro. Como se mentira e verdade fizesse parte do vocabulário do mesmo.
Em meu tempo isto tinha um nome.Hoje não sei como se chama.
Uns dizem que é uma entrevista, outro que é uma reportagem.
Eu chamava isto , nos meus velhos e bons tempos de ARAPUCA !
Justo
Pode-se até dizer que este politico tem palavra.
Este vende a mãe e entrega.
Postar um comentário