
No Observatório da Imprensa, o jornalista Alberto Dines reage à noticia de que a Rede Globo resolveu não renovar o contrato daquele que atuava como seu mais destacado analista político, o jornalista Franklin Martins.
A mais poderosa empresa de comunicação brasileira abdica publicamente dos critérios de seleção de seus quadros, delega-os a uma empresa concorrente, a Editora Abril, e consagra de forma ostensiva o jornalismo de chantagem batizado em 1960 de "imprensa marrom".
A Rede Globo manda dizer ao distinto público que é, sim, sensível ao sistema de achincalhes institucionalizado pelo semanário de maior tiragem do Brasil. De forma lacônica e brutal escancara-se a dura realidade do jornalismo brasileiro: o que vale é o escândalo, a irresponsabilidade. A verdade é o que menos interessa.
Durante duas décadas Veja foi uma ostensiva extensão dos domínios do ministro, depois governador e depois senador Antonio Carlos Magalhães. A coisa não envolvia apenas matérias de favor, mas outros favores. Mas como o resto da mídia também era dependente da generosidade do vice-rei baiano, calaram-se todos. Até hoje Veja mantém uma implacável e sórdida Lista Negra que contraria todos os princípios de decência jornalística.
No exato momento em que se reúne em São Paulo a fina flor do jornalismo internacional [26ª Conferência Anual da Organization of News Ombudsmen, seguida do Fórum Folha de Jornalismo] para discutir a implementação dos procedimentos éticos, uma parte expressiva da imprensa brasileira exibe um espetáculo deprimente.
Comentário meu: E depois a imprensa fica estarrecida quanda as pesquisas mostram que cada dia ela exerce menos influência sobre a opinião pública. Graças a Deus, essa maldita, que se vende como vagabundos nas ruas, perde o poder de fogo de manipular a população. A imprensam marron construiu e desconstruiu presidentes e por isso mesmo está desconsolada por não conseguir destruir o Lula. Mas sabem porquê? Por que o Lula, diferentemente do Collor e de outros fabricados por eles, se moldou na luta, junto do povo.
2 comentários:
A Rede Globo não renovou o contrato com Flaklin Martins porque ele tem bonsenço.
Isto ela não querer, ela quer "jornalistas" parciais e hipocritas.
Gostam de qualquer oportunista, suspeito, irresponsavel, mal carater, apatrida que queira "colaborar" com as opiniões da mercenaria elite midiatica.
Pro inferno com estes!
Digo, bom senso.
Postar um comentário