17 junho 2012

Mulheres no tempo


 “Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado." Obs.: Constituição Nacional inglesa (século XVIII).

 "Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio." Obs.: Código de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, decretada pelo rei Hamurabi, que a concebeu sob inspiração divina, século XVII a. C.)

 "A mulher que se negar ao dever conjugal deverá ser atirada ao rio." Obs.: Constituição Nacional Suméria, civilização mesopotâmica, século XX a.C.

"Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um Deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido; se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria." Obs.: Leis de Manu, Livro Sagrado da Índia.

 "Não há cólera mais violenta que a das mulheres; mais vale habitar entre leões e serpentes que viver com uma mulher colérica." Obs.: Eclesiastes, Bíblia.

2 comentários:

Dinho disse...

As sofredoras mulheres desses tempos não mereciam nada disso. E o mais assustador é que hoje ainda em muitas culturas a mulher é tratada como um ser humano inferior. É uma revolta isso!

Carlos Cwb disse...

Repassei esse post para umas amigas.
Agora tô com medo de sair à rua e ser apedrejaDO...