22 junho 2012

Paraguai: Governo brasileiro considera que impeachment é golpe de Estado

A presidenta Dilma Rousseff informou, por meio de sua assessoria, que acompanha com “apreensão” a situação política no Paraguai. Presidentes dos países da Unasul (formada por Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) fazem uma reunião de emergência na tarde desta quinta-feira (21) durante a Rio+20 para discutir a situação política no país.

Lugo

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, faz pronunciamento nesta quinta-feira (21) no palácio do governo, em Assunção, sobre o processo de impeachment Até o momento, o governo brasileiro soube da votação de um impeachment do presidente Fernando Lugo pela Câmara do país. A votação pelo Senado deve ocorrer nesta quinta-feira (21) à tarde.

O sentimento dentro do governo brasileiro, embora ainda ninguém do entorno da presidente fale em público, é que o “impeachment” de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado – pela rapidez e forma com que está sendo conduzido. O Brasil deverá reagir condenando tal desfecho.

Unasul

O anúncio da reunião da Unasul foi feito pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que também preside o grupo diplomático. Confirmaram presença, além do próprio Santos, os presidentes do Brasil (Dilma Rousseff), da Bolívia (Evo Morales) e do Equador (Rafael Correa).

"Defendemos os princípios democráticos e esta posição para nós é fixa, concreta e inegociável. É a posição que levaremos a qualquer reunião sobre qualquer situação: defenderemos as democracias, as vontades dos povos soberanos", afirmou Santos antes da reunião.

Não renuncio

Lugo afirmou, nesta quinta-feira (21), em cadeia nacional, que se submeterá ao julgamento político, mas que a vontade pública está sendo alvo de um ataque “de setores que sempre se opuseram à mudança”.

O policiamento na capital foi reforçado. No centro de Assunção, as lojas foram fechadas e o policiamento reforçado por temor de confrontos entre apoiadores de Lugo e opositores.

O paraguaio teria ligado para presidentes do bloco e confirmado que não tem intenção de renunciar.

O Golpe

A pressão política sobre Lugo cresceu nas últimas horas com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de um processo de impeachment, sob o argumento de responsabilidade no confronto entre policiais e camponeses que deixou 17 mortos na última sexta-feira (15). O confronto provocou a morte de 11 trabalhadores e 6 agentes policiais.

Na semana que vem (dias 28 e 29) está programada uma reunião dos países integrantes do Mercosul em Mendoza, na Argentina. Por causa dessa ameaça de instabilidade institucional no Paraguai, a presidenta Dilma cogita a possibilidade de antecipar o encontro.

Da ,Redação do Vermelho Com informações de agências

11 comentários:

Anônimo disse...

Um modelo de golpe

No Paraguai, está tudo muito claro, aplicou-se na prática a teoria estadunidense do "soft power", que ao encontrar o ambiente favorável, evolui com imensa rapidez. Antes, aplicado em Honduras, e agora aperfeiçoado no
ambiente paraguaio. Trata-se de um golpe parlamentar, um golpe branco, com um julgamento e ritual sumário.

Paulina Paraupaba
22-06-2012

Anônimo disse...

1ª Fase do plano

No Paraguai, os parlamentares deram o golpe mais veloz do mundo, bateram o recorde mundial. O modelo (soft power) foi aperfeiçoado pelo imperialismo,
sendo o roteiro previamente preparado em detalhes. Claro, tudo combinado secretamente com as oligarquias paraguaias (legislativo, judiciário, militar) e com amplo apoio da mídia. Eis o sucesso da velocidade, com o modelo sendo testado em sua primeira fase. Vamos ver a segunda fase...!!

José Cirilo
23-06-2012

Anônimo disse...

Laboratório

As oligarquias paraguaias receberam transferência de tecnologia "high-tech" importada diretamente dos Estados Unidos. Um eficiente pacote de tecnologia golpista testado em apenas 30 horas, batendo todos os recordes de velocidade.

Agora, estudam-se os desdobramentos e seus efeitos colaterais, estudo que visa aperfeiçoar essa tecnologia golpista de maneira a poder ser adequada e aplicada para cada específico, sendo a meta considera ideal o recorde de apenas 24 horas para os países com o perfil assemelhado ao do Paraguai.

Chico Barauna
23-06-2012.

Anônimo disse...

Foto relevante

A foto, publicada no Vermelho (http://www.vermelho.org.br), em detalhe relevante, sem deixar qualquer dúvida, mostra um soldado no alto de um edifício com um fuzil automático com luneta e armado em cima de um tripé, pronto para apontar e atirar na direção do povo, reunido na Praça.

As últimas tentativas do imperialismo foram feitas na Venezuela, contra o atual presidente Hugo Chávez. Depois na Bolívia, conta o atual presidente Evo Morales. E, depois no Equador, contra o atual presidente Rafael Correa.

Forest Gump
23-06-2012

Anônimo disse...

Foto relevante 2

A mesma foto relevante, mas agora publicada em Carta Maior, mostra um soldado no alto de um edifício com um fuzil automático munido com luneta em cima de um tripé, mirando na direção do povo reunido na Praça, em Assunção.

Fonte: Carta Maior
http://www.cartamaior.com.br

Forest Gump
24-06-2012

Anônimo disse...

Preposto e pelego

Antes e depois, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), partido de direita, sempre foi um golpista paraguaio de primeira hora, depois
vice-presidente golpista, sendo agora presidente golpista do Paraguai. Federico Franco, mais um presidente preposto, marionete, pelego e traidor. A ficha dele
é longa...!! Semelhante ao preposto Álvaro Uribe Vélez, ex-presidente da Colómbia. A diferença é somente o penteado do cabelo.

Forest Gump
24-06-2012

Anônimo disse...

Golpe veloz

A Velocidade do golpe paraguaio somente pode ser comparada ao caso dos dois habeas corpus do capa-preta Gilmar Mendes, o ex-presidente do STF. Nessa fase,
o então presidente Gilmar expediu dois habeas corpus relâmpagos, em torno de 48 horas, a favor do banqueiro Daniel Dantas, que foi preso na Operação Satiagraha
da PF, operação liderada pelo delegado Protógenes Queiroz, por ordem do juiz Fausto De Sanctis, que mandou prender Dantas, pela segunda vez. Foram os habeas corpus mais rápido da história da República do Brasil.

Paulina Paraupaba
24-06-2012

Anônimo disse...

2ª Fase do plano

O golpe no Paraguai tem desdobramentos... Na verdade foram dois golpes, um dentro e outro fora. Trata-se de testar o Mercosul e muito mais. Este é um teste regional, que diz respeito principalmente ao Brasil e Argentina, já que Uruguai seria o elo mais frágil da corrente. Eles querem matar quatro coelhos de uma só tacada.

José Cirilo
24-06-2012

Anônimo disse...

Perguntas e respostas

O Golpe paraguaio foi preparado com bastante tempo e antecedência. Mas, se alguém tiver alguma dúvida sobre os meandros e as cachoeiras do golpe paraguaio, pode fazer algumas perguntas.

As respostas serão gratuitas, baseadas em documentos publicados, direto do "forte Apache". Atendemos em português, inglês, espanhol (castelhano) e francês. Em tempo, para abestados e retardados, o serviço não é gratuito, cobramos uma pequena taxa. (Rs, rs, rs !!).

Forest Gump
24-04-2012

Anônimo disse...

Jabuti

No Paraguai, o plano para o golpe foi bem elaborado com bastante antecedência. Mas, por que colocaram o jabuti paraguaio com tanta pressa ....!? Acho que neste ponto, algo foi falho, deu na vista...!! Espero que a resposta seja gratuita. (Re, re, re, re !!).

Luiz Iniguaçu
24-06-2012

Anônimo disse...

Jaboti 2

A nova versão high-tech do golpe substitui a antiga, mas nada é perfeito, principalmente por se tratar de eventos políticos, que podem se tornar imprevisíveis ou imponderáveis. Algo aconteceu e atrasou o processo, mas pode ser também proposital, por isto a pressa...

O principal motivo da pressa foi evitar que o presidente Fernando Lugo assumisse a Presidência do Mercosul. E, além disto, o ex-bispo nunca foi santo, mas era popular. Pressa também para dar tempo de viabilizar o jaboti no Mercosul. O golpe no Paraguai tem desdobramentos...!!
Em tempo, se respondo é porque foi gratuito (Rs, rs, rs !!).

Forest Gump
24-06-2012