29 janeiro 2012

Pinheirinho

Chico Barauna

No domingo, 22 de janeiro de 2012, em Pinheirinho, São José dos Campos (SP), uma ação de barbárie administrativa tucana. Mais uma operação desastrada que entra para a história truculenta desse tipo de governo tucano.

Segundo se noticiou foram mais de dois mil homens, tropa de choque recrutada em diversas cidades, incluindo a capital paulista, mais a Guarda Civil Municipal, com a presença de helicópteros.

Esse aparato foi lançado contra Pinheirinho, onde uma população civil e desarmada de menos de seis mil moradores, formada por 1,7 mil famílias que ocupavam o local desde 2004. Eram homens e mulheres, idosos, gestantes, crianças e bebês. A desocupação iniciou-se ao amanhecer, 6 horas da manhã, quando muitas pessoas ainda estavam dormindo.

Os soldados vieram cumprir uma decisão judicial de reintegração de posse do terreno, de 1, 3 milhão de metros quadrados, pertencente à massa falida da empresa Selecta, do empresário Naji Nahas.

O Governo federal estava conversando para entrar em entendimento visando uma solução negociada e adequada. Mas, repentinamente veio a ordem para a desocupação. A responsabilidade de tanta injustiça cabe ao Judiciário paulista, representado pelo ato dessa juíza Márcia Mathey Loureiro, cabe ao alcaide-mor de São José dos Campos, e ao capitão-mor de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Este ano a Capitania de São Vicente (São Paulo) completou 458 anos. No brasão a frase latina "Non ducor, duco". Ou seja, Não sou conduzido, conduzo. O governador Alckmin segue a tradição, e baixa o chicote naquela gente diferenciada, lembrando o estilo do bandeirante Domingos Jorge Velho. Na Casa Grande paulista alegria geral, os barões, as baronesas, os duques, as duquesas, celebridades em geral comemoram, "Non ducor, duco".

A juíza Mathey, no vídeo "O Vale", ao responder sobre as agressões policiais, diz em 2:26/6:43 que foi ...."muito mínimo" ....

Na Língua Portuguesa, "muito mínimo", não existe senhora doutora juíza, talvez exista apenas no Judiciário de São Paulo.


Nenhum comentário: