03 novembro 2011

Nova flotilha zarpa da Turquia e tenta furar cerco à Faixa de Gaza

Do Operamundi

As duas embarcações transportam 30 mil dólares em medicamentos e um grupo diversificado de passageiros.

Marina Terra* | São Paulo

Dois barcos civis, o canadense Tahrir (Libertação) e o irlandês Saoirse (Liberdade), transportando 55 passageiros de 15 países, estão neste momento em águas internacionais, a caminho da Faixa de Gaza, onde tentarão furar o bloqueio de Israel. Eles partiram de porto de Fethiye, na Turquia, e devem chegar na sexta-feira (04/11) ao território palestino.

As informações são do movimento Freedom Waves (Ondas de Liberdade) para Gaza, que optou por não divulgar a missão com antecedência em função dos esforços israelenses para bloquear uma flotilha em julho. A localização exata dos barcos pode ser vista no Google Mapas.

"Acabamos de atingir águas internacionais a bordo do barco canadense. Estou chorando", disse a ativista política egípcia Lina Attalah em sua conta no Twitter. As hashtags #freedomwaves, #tahrir e #saoirse reúnem comentários sobre o acontecimento na rede social. Além disso, o usuário @PaLWaves atualizará os seguidores sobre a evolução dos barcos.

As duas embarcações transportam uma carga simbólica – 30 mil dólares em medicamentos – e um grupo diversificado de passageiros, todos comprometidos com a defesa não violenta das embarcações e dos direitos humanos palestinos. Há canadenses, australianos, irlandeses, norte-americanos e palestinos residentes na Cirsjordânia, dentre outras nacionalidades.

"Israel prende os palestinos em Gaza e na Cisjordânia, proibindo o contato físico entre nós. Queremos romper o cerco que Israel tem imposto a nosso povo", disse Majd Kayyal, estudante de filosofia palestino, morador de Haifa, a bordo do Tahrir. Kayyal acrescentou: "O fato de estarmos em águas internacionais já é uma vitória do nosso movimento. O cerco israelense a Gaza é insustentável e pôr fim a essa injustiça é uma responsabilidade moral".

Esta é a 11ª. tentativa de romper o cerco a Gaza pelo mar; cinco missões chegaram com segurança à faixa litorânea entre agosto e dezembro de 2008, e as restantes foram violentamente interceptadas por Israel. Em maio de 2010, Israel atacou os passageiros da Frota da Liberdade 1 em águas internacionais, matando nove civis -- de nacionalidade turca -- e ferindo mais de 50.

*Colaborou Baby Siqueira Barão, de Ramallah

Um comentário:

Felippe disse...

Estou ficando amargurado com essas situações: metem o bedelho no Iraque(petróleo), Afeganistão( estratégia geográfica),Líbia(petróleo), Egito(estratégia geográfica)... Falam em democracia e em direitos humanos como se fossem os maiores imparciais do planeta. A OTAN, ONU, ABCd barateiro, tudo é sigla! As siglas desconhecem a existência da Somália, Serra Leoa, Haiti e a própria Palestina. Saiu uma nota televisiva , ontem, dizendo que OBAMA é o homem mais poderoso do mundo. Mentira! Poderosos são os artistas que seguram as cordinhas; ele é mais um boneco marionete nesse "American Idol". O Frances e a Alemã são uns sem vergonhas, querem que o povo grego se lasque; desculpe: não só o povo grego; querem que o mundo acabe em barranco para o EURO "viver" encostado. Como disseram muitos, porém gosto de citar Violeta Parra: " Dios tiende piedade de nosotros, Señor tiende piedade de nosotros". Digo então, visto que não vejo os "nobres senhores e senhoras do mundo" se manifestarem em um lógico senso comum, pela libertação de um povo que a cada ano vê uma geração nascer sem saber se faz parte ou não de um país, de uma liberdade de um mundo melhor.
Bravos navegantes! Bravo povo Palestino! Que voltem as fronteiras de 67, anteriores a Guerra dos Seis Dias. Para finalizar - Viva o Povo brasileiro! Viva a Dilma!