17 novembro 2011

Alemanha: Moody's baixa rating de 10 bancos públicos

Exame Expresso

Em comunicado, agência de notação financeira informa que baixou em três níveis a classificação do BayernLB, o Deutsche Hypo, o LBBW, o NORD/LB, o NLBL e o BremerLB.

agência de notação financeira Moody's baixou hoje o rating de 10 bancos do setor público alemão, considerando que a probabilidade de estes bancos receberem apoios externos, caso necessário, é agora menor.

Em comunicado, a Moody's informa que baixou em três níveis a notação de seis bancos: o BayernLB, o Deutsche Hypo, o LBBW, o NORD/LB, o NLBL e o BremerLB. A agência cortou ainda em dois níveis o 'rating' de outros três (o Helaba, o SaarLB e o HSH) e em um nível o do DekaBank. A Moody's manteve a notação do banco Landesbank Berlin AG e prolongou a revisão, de perspetiva incerta, do 'rating' de outro banco, o West AG.

Ainda assim, o rating destes bancos continua nos níveis mais elevados da escala da Moody's: o DekaBank é o que tem a avaliação mais alta, de Aa3, ao passo que a nota mais baixa é a atribuída ao banco HSH, de Baa2.

A Moody's aponta a capacidade limitada de os governos apoiarem estes bancos, decorrente das condições restritivas da Comissão Europeia, que tem de aprovar algumas formas de ajuda como argumento para a sua decisão.

No entanto, a agência norte-americana considera que os bancos públicos alemães "continuam a beneficiar de uma grande probabilidade de receber apoios externos", nomeadamente devido à "importância sistémica do setor público bancário da Alemanha" e à "influência direta ou indireta do governo" nestas instituições financeiras.

Nenhum comentário: