09 novembro 2011

Adesão à OMC é oportunidade de a Rússia se modernizar, diz especialista

A entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) traria ao país vantagens econômicas e legais. Especialistas alemães veem nisso principalmente uma forma de acelerar a tão necessária modernização do país.

A adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC) não é apenas uma questão de prestígio político, mas implica benefícios principalmente econômicos, disse Susan Stewart, do Instituto Alemão de Relações Internacionais e Segurança (SWP, na sigla em alemão).

"Para a Rússia, seria mais um passo rumo à integração na economia global, distanciando-se de uma eventual marginalização. Essa marginalização é uma ameaça verdadeira, já que a Rússia, atualmente, não está se modernizando", disse a especialista.

Uma condição importante para a modernização da Rússia é o influxo de investimentos estrangeiros, afirmou Rolf Langhammer, do Instituto de Economia Mundial da Universidade de Kiel (IfW, do alemão). "A adesão à OMC é um sinal de que os investidores estrangeiros podem ter confiança na segurança jurídica e na proteção dos direitos de propriedade intelectual", disse à Deutsche Welle.

Leia mais sobre as mantagens russas

Nenhum comentário: