03 agosto 2011

Curtas

Governo vai gastar até 25% mais para proteger indústria

Benefício será para empresas que se comprometerem a substituir importados

De olho na concorrência estrangeira e disposto a proteger a empresa nacional, o governo Dilma Rousseff anunciou ontem uma nova política industrial que alivia encargos da Previdência, fixa mais prazo e menos juros para financiamentos e institui um "prêmio" de 25% nas licitações para quem se comprometer a gerar empregos e renda no Brasil em vez de comprar importados. Só em desonerações de tributos, são R$ 24,5 bilhões. O plano, chamado Brasil Maior, traz medidas que vinham sendo cobradas pelos empresários, como a desoneração da folha de pagamento, mas ela será restrita aos setores de calçados, confecções, móveis e software, que deixarão de recolher 20% de INSS e passarão a pagar entre 1,5% e 2,5% sobre o faturamento. O Tesouro bancará as perdas.

Prefeito de Teresópolis é afastado

Por unanimidade, a Câmara de Teresópolis afastou o prefeito Jorge Mário (ex-PT), acusado de desviar recursos destinados à recuperação da cidade após a tragédia de janeiro. Uma CPI foi reaberta após reportagens do GLOBO.

E eu me pergunto: E os vereadores não estão envolvidos na roubalheira?

Fonte: o Globo

Um comentário:

Anônimo disse...

Brasil Maior

"Assim como em 2008, o momento hoje exige coragem e ousadia. Como naquela ocasião, é preciso proteger a nossa economia, as nossas forças produtivas, o nosso mercado consumidor, o nosso emprego.
Hoje, mais do que nunca, é imperativo defender a indústria brasileira e nossos empregos da concorrência desleal, da guerra cambial, que reduz nossas exportações e, mais grave ainda, tenta reduzir o nosso mercado interno, que construímos com grande esforço e com muita dedicação. É urgente garantirmos condições tributárias e de financiamento adequadas ao estímulo dos investimentos produtivos e o estímulo à geração de emprego".
[Dilma Rousseff, 02-08-2011, trecho do discurso de lançamento do programa Brasil Maior].

A presidenta Dilma foi aplaudida diversas vezes no lançamento do programa Brasil Maior, no qual fez a defesa da indústria nacional. Citou a iniciativa do ex-presidente Lula, em 2008. Citou ainda ensinamentos do grande economista Celso Furtado, e novamente citando Celso, ela encerrou o discurso, "Nós somos senhores do nosso destino".

Celso Furtado, paraibano e grande brasileiro, se vivo fosse, estaria rindo, feliz.

Chico Barauna
03-08-2011.