22 maio 2011

Olha o trem


por Francisco Solano de Lima JP/PB

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - o trem a biodiesel do Cariri, instalado em Cariri, no Ceará. O VLT venceu o prêmio Greenbest deste ano. A tecnologia foi implantada no estado para aproveitar a malha ferroviária e reduzir a poluição gerada pelos meios de transporte.

O danado do trem é bonitinho, trafega entre a cidade de Cariri e a cidade de Juazeiro do Norte (CE). O primeiro do Brasil a ser colocado em uso.


Mais informação sobre o trem por Chico Barauna:

Biodiesel

Para ligar pequenos trechos ferroviários é uma beleza. O sistema com dois vagões pode transportar até 300 pessoas, e pode desenvolver uma velocidade limite de 60 km/h. Com esta tecnologia polui 93% menos do que os ônibus.

Fonte: Revista Vida Simples/Governo do Ceará.

6 comentários:

Anônimo disse...

Biodiesel

Para ligar pequenos trechos ferroviários é uma beleza. O sistema com dois vagões pode transportar até 300 pessoas, e pode desenvolver uma velocidade limite de 60 km/h. Com esta tecnologia polui 93% menos do que os ônibus.

Fonte:
Revista Vida Simples/Governo do Ceará.

Chico Barauna
22-05-2011

Carlos Cwb disse...

Poderiam utilizar essa tecnologia em ligações intermunicipais por este Brasilzão todo. Existem inúmeras cidades necessitando desse transporte e com as linhas já instaladas, porém sem uso ou sub utilizadas.

Anônimo disse...

Prezado Carlos Cwb:

Você acertou, a proposta é exatamente esta que você imaginou, fora outras coisas.

Tem uma pequena reportagem escrita por Marcos Costa, que mostra esta primeira experiência entre as cidades citadas.

O biodiesel pode ser produzido com a mamona, a semente da mamoneira, planta resistente que cresce com facilidade em solo nordestino.

Aqui no Nordeste, a planta oleaginosa já existia e é de fácil cultivo, uma antiga conhecida dos nordestinos, com nome popular de carrapateira. Mas agora tem até incentivo financeiro para os agricultores que aderiram ao Programa Energético do Biodiesel, lançado pelo ex-presidente Lula.

Chico Barauna
23-05-2011.

Carlos Cwb disse...

Dá pra plantar a mamona nos terrenos ao lado da via férrea, naquele "espaço de segurança". É o motor funcionando DENTRO do combustível...

Histórias do Rio de Janeiro disse...

Eu ainda me pergunto porque a malha ferroviária é sub-utilizada no país.
Tem coisas que só o inexplicável explica.

Inexplicável disse...

Pra poder vender mais caminhão, mizifio...

Mercedes, Ford, GM e outras fizeram um "acordo" com o governo dos milicos, pra deixar o trem de lado...

Pronto, expliquei...