25 maio 2011

Charge Online do Bessinha

3 comentários:

Anônimo disse...

Capitalismo e Socialismo

Sabemos que o capitalismo visa o lucro e a concentração da riqueza, por isto gera uma sociedade individualista, injusta e desigual. Enquanto o socialismo limita o lucro (mais valia) e visa destribuir a riqueza, por isto gera uma sociedade mais solidária, mais justa, menos desigual.

O regime capitalista tem leis e uma ética própria. O mesmo acontece com a o regime socialista. A diferença básica entre os dois regimes está exatamente neste ponto. Portanto, o arcabouço das leis, regras e da ética é logicamente diferente para as duas sociedades.

Pelo exposto, do ponto de vista da ética socialista nenhum capitalista poderia ser considerado ético, pois este não tem como meta a solidariedade, o progresso da coletividade, mas somente o enriquecinto pessoal. Se dentro de uma sociedade capitalista alguém consegue lucros sem ferir as leis, as regras e a ética capitalista, logicamente não praticou crime.

Se algum político se elege defendendo bandeiras do socialismo, mas pratica o oportunismo de obter lucros dentro das leis e das regras legais que todos praticam no capitalismo, não praticou um crime, pode ser apenas cobrado pela ética que dizia defender. Mas, isto entendo ser uma tarefa do Partido e dos eleitores.

No caso de Palocci parece que ele sempre jogou pela lateral direia do campo político, e foi agora tirado da reserva para jogar nesta posição, que parece ser a especialidade dele. Então, se não tiverem provas legais contra o ministro Palocci, ele não vai receber cartão vermelho.

Algumas sociedades capitalistas lutaram politicamente para se livrar do capitalismo dependente, e depois incorporaram no capitalismo alguns valores do socialismo, limitando os extremos da desigualdade da pirâmide social. Estas sociedades podem ser chamadas de progressistas.

No caso do Brasil, este processo foi iniciado na prática pelo governo do ex-presidente Lula da Silva, e agora deve continuar com o governo da presidenta Dilma Rousseff. Trata-se de uma caminhada a médio prazo, e se tudo acontecer sem retrocesso, creio que atingiremos isto em torno de 20 anos. Estamos pois buscando atingir a meta de um país progressista.

Lembro-me que o presidente Lula repetiu aqui e no exterior algo assim: "O Brasil era um país capitalista, mas sem capital". Com esta frase ele estava falando de subcapitalismo, capitalismo dependente, etc. Vemos que ele entende bem do traçado, coisa que alguns intelectuais não conseguem.

Defendo o pensamento crítico, mas fico impressionado com alguns blogs progressistas (sujos) ao analisar o caso do ministro Palocci, incluindo o "Conversa Afiada", um blog inteligente do PHA, que gosto de ler quando tenho tempo. Mas ao fixar o tema em excesso coloca lenha na fogueira do PIG e seus aliados, mas o blog diz que o PIG significa Partido da Imprensa Golpista. Então fico sem saber para que tipo de leitor o blog escreveu e como fica a cabeça do leitor iniciante.

Esta novela tem ainda outros episódios com datas marcadas, os do primeiro capítulo terminam em 2012, os do segundo em 2014, mas o alvo permanente é sempre ela, a Presidenta. Melhor dizendo são dois alvos, Dilma e Lula. Tudo isto visa o retrocesso, para no terceiro capítulo, na cena final, derrotar o Brasil. Este é o meu entendimento, cidadão e eleitor comum, sem qualquer filiação partidária.

Chico Barauna
25-05-2011.

Histórias do Rio de Janeiro disse...

Muito boa essa charge.
Goiaba bichada é pouco, mas ficou show. kkkkk

Anônimo disse...

UNILAB

Hoje dia 25-05-2011, em Redenção, no Ceará, aguardava-se a chegada do ministro Haddad, para inaugurar as atividades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Esta universidade vai receber estudantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Em Redenção, as atividades serão oficialmente iniciadas, com a aula inaugural programada para ser proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no Campus da Liberdade, sede provisória da universidade.

Os brasileiros comemoram, especialmente os cearenses que estão muito felizes com o evento e o resultado da realização deste ambicioso projeto. Parabéns para todos os que trabalharam neste gradioso projeto.

Nota: Evento divulgado pelo Jornal O Povo - 25/05/2011.

Francisco Solano de Lima
JP/PB
26-01-2011.