14 março 2011

Em homenagem a uma islamista que escreveu me criticando

À islamista, brasileira, vivendo no Brasil, que me disse que todas as manhãs antes de sair de casa se cobre com manta para ser respeitada.

Já imaginou nós brasileiras tendo que nos vestir dessa maneira tão singela para sermos respeitadas?

Putz !

E as leis ?



Não acredito que nos cobrindo nos façamos respeitadas.

O que acontece é perdemos nossa identidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Frase

Se 5 bilhões de pessoas acreditam numa coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida. [Anatole France (1844-1924), escritor francês].



Chico Barauna
14-03-2011

Carlos Cwb disse...

Se é preciso se cobrir para ser respeitada, ela diz que quem a vê como realmente é, não a respeitará.
Belo conceito de amor proprio, né Glória?
E viva a "religião"...

Anônimo disse...

Tradição

O uso de véu, turbante, e manto, representa uma tradição e costume. Em certos casos e lugares, uma necessidade geográfica e climática.

No caso do véu, trata-se de um tecido transparente com o qual as mulheres cobrem a cabeça e rosto, ou somente a cabeça, usado normalmente ou em determinadas circunstâncias.

No caso do turbante, um costume persa, de onde se origina a palavra. Trata-se de uma cobertura da cabeça feita com uma longa faixa de tecido enrolada em sua volta, usado pelos povos orientais, geralmente dele faz uso os homens, dependendo de cada lugar ou país. No caso das mulheres, usa-se um pano ou lenço enrolado na cabeça, parecidos com o turbante.

No caso do manto, trata-se de uma vestidura larga, comprida e sem mangas, usado para abrigar a cabeça e o tronco. Gregos e romanos usavam este tipo de vestimenta usada pelo povo em geral, gente das diferentes classes sociais, incluindo os filósofos, sacerdotes, senadores, generais, governadores, etc.

No caso dos árabes, eles usam um manto com mangas, que os protegem do clima, de ventos secos e tempestades de areia na parte do dia, e durante a noite, serve para se protegerem do frio, seja desrto ou na cidade. Além disto, o manto ajuda a criar uma massa de ar que protege a umidade da pele do corpo evitando o ressecamento da pele. Isto é rigorosamente saudável, podemos dizer científico.

Tudo isto é perfeitamente normal. O que deve ser questionado são os exageros inventados por uma ortodoxia religiosa e preconceituosa, usada para inibir, reprimir e suprimir direitos das mulheres. Um exemplo disto, pode ser o que mostra a foto. Fora disto, os ocidentais nada podem reclamar honestamente.

Chico Barauna
15-03-2011.

Anônimo disse...

Uhm.... Esta foto tem algo estranho:

1 - Ao fundo um tanque de guerra, em frente três pessoas com físico avantajado (fortes, ombros largos, cabeça grande, mãos grandes), sendo a pessoa do meio com a bolsa a mais forte.

2 - A sombra da cabeça nos ombros da primeira pessoa (da esquerda para direita), indica que tem sol, e pelo tamanho da projeção, a luz vem do alto e
isto indica que a foto foi tirada no máximo, entre 11 da manhã e 13 horas da tarde.

3 - A projeção da sombra na roda da esteira do tanque confirma que o sol estava alto, com luz quase perpedicular talvez entre 11 horas e 13 horas. Notar que as outras pessoas não apresentam sombras, indica sol em torno de 12 horas do dia. Na primeira pessoa, a projeção e maior por causa da cabeça inclinada.

4 - Pergunta-se por que as luvas? Era proibido mostrar as mãos? Pela cor da pintura do tanque a região é do tipo árida, ou de deserto. Fazia frio em torno do meio dia?

5 - Se não tem um rosto para mostrar, porque o close quase perfeito? Para evitar mostrar o entorno da paisagem?

Finalmente, o que faria três mulheres sentadas diante de um tanque de guerra tentando ler um pequeno livro, em torno do meio dia? Parece uma foto proposital de propaganda ocidental.

Glória Leite disse...

Na Arábia Saudita a coisa é assim. As mulheres têm que usar até mesmo luvas. Nunca estive lá, porém já as vi diversas vezes em Londres. Tem umas que usam máscaras de ouro no rosto. Um horror!