11 março 2011

Biografia histórica (de Jesus)

por Francisco Solano de Lima - João Pessoa - PB - Relacionado a esse texto

Ao se aplicar a metodologia da História para elaborar a biografia de Jesus Cristo, a tarefa se torna inviável porque somente pode ser feita através da versão bíblica, na qual, Cristo foi totalmente envolvido por dogmas, mistérios e milagres. Foi assim antes de nascer, no nascimento, durante a vida, na morte, depois da morte, ao ressuscitar e ao subir ao Céu.

Os filósofos e estudiosos que tentaram elaborar uma biografia histórica de Jesus Cristo, todos eles fracassaram nas diversas tentativas feitas, esbarram nos referidos dogmas, mistérios e milagres.

Na tentativa de buscar uma justificativa, afirma-se que Jesus Cristo nada teria deixado escrito, e tudo que falou foi transmitido apenas verbalmente para os seus apóstolos ou discípulos. Mas, isto nunca foi um problema, porque o filósofo Sócrates, também nada deixou escrito, usava apenas a palavra.

Sócrates viveu, cinco séculos, antes de Cristo, contudo, ninguém duvida que ele tenha existido, nem dos seus discípulos, entre os quais citamos Aristipo, Xenofonte, Aristóteles, Euclides, Fedon, Esquino, Platão. Estes discípulos transmitiram os ensinamentos recebidos. A legitimidade do mestre e dos seus seguidores, nunca foi questionada. Mas, Sócrates nasceu, cresceu, viveu como uma pessoa humana, e deixou ensinamentos racionais sem mistérios ou milagres, e os seus discípulos foram igualmente de existência comprovada. E assim, todos entraram para a História.

No caso de Jesus Cristo, ao se admitir a versão bíblica, pode-se notar que ele resultou de um verdadeiro labirinto de citações contraditórias, inconsistentes, absurdas, irracionais, onde ele somente aparece como uma lenda, um milagreiro, longe de uma realidade humana, portanto histórica.

No ano 33, o Império Romano admitia religiões diferentes, por isto ainda não estava interessado em crenças, mas sim em manter os domínios do Império. O papa Bento XVI ao afirma que Cristo não foi revolucionário, retira dele o lado humano e a chance de ter sido crucificado, pena máxima aplicada principalmente aos que se rebelavam, ou eram revolucionários. Assim, caberia aqui perguntar por qual motivo Cristo teria sido crucificado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nota:

No texto, leia-se papa Bento XVI.

Francisco Solano de Lima
João Pessoa - PB
11-03-2011

Glória Leite disse...

Demorei para entender, João, bom que você tornou a comentar. Valeu.

Anônimo disse...

Glória Leite:

A nota acima das 20:58, era para ter sido colocada no texto que foi escrito na janela de comentários, onde no lugar de Bento XVI, coloquei Bento VI.

Eu não notei que você havia corrigido o nome do papa, ao transportar o texto para a página da frente.

Obrigado,

Francisco Solano de Lima
João Pessoa - PB
11-03-2011.

Anônimo disse...

Frase

Quem acredita na Santíssima Trindade e insiste que sua religião é monoteísta é capaz de acreditar em qualquer coisa. Só precisa de algum tempo para se acostumar com a idéia.
[Robert A. Heinlein (1907-1988), norte-americano, escritor de ficção científica].



Chico Barauna
14-03-2011

Anônimo disse...

Frase

Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam. [Susan Brownell Anthony (1820-1906), norte-americana, defensora dos direitos da mulher].

Chico Barauna
14-03-2011

Anônimo disse...

Frase

"Por que os registros da administração de Herodes contêm tantos detalhes sem importância mas nem mencionam a ordem para matar todos os meninos com menos de 2 anos?".
[Isaac Asimov (1920-1992), norte-americano, escritor, ficção científica].



Chico Barauna
14-03-2011

Anônimo disse...

Frase

"Seria muito bonito se houvesse um Deus que criou o mundo, uma Providência benevolente, uma ordem moral e uma vida após a morte. Não parece curioso que tudo isto seja exatamente como desejaríamos que fossem as coisas?".
[Sigmund Freud (1856-1939), astríaco, médico, fundador da psicanálise].



Chico Barauna
14-03-2011

Anônimo disse...

Frase

"O importante é não parar nunca de questionar".
[Albert Einstein (1879-1955)].



Chico Barauna
14-03-2011