20 janeiro 2011

Heráclito Fortes fumou maconha estragada



Senador Heráclito Fortes - doidão (GL) - quis armar Brasil contra Venezuela

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

WikileaksO senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu a Washington estimular a produção de armas no Brasil para barrar supostas ameaças de Venezuela, Irã e Rússia, afirma um telegrama secreto obtido pelo site WikiLeaks.

Ele apresentou a ideia ao ex-embaixador americano Clifford Sobel, diz informe do diplomata de 2007.

Pelo relato, Heráclito pediu uma reunião "urgente".

Ele disse estar "verdadeiramente preocupado" com a influência do presidente venezuelano Hugo Chávez e sugeriu um plano para armar Brasil e Argentina contra a suposta ameaça bolivariana, "antes que fosse tarde".

Ainda segundo o telegrama, o senador sugeriu acionar empresas privadas, para mascarar a ação dos EUA. Não há registros de que a ideia tenha sido executada.

Em outro telegrama, de 2008, o embaixador conta que Heráclito relatou a suposta presença de terroristas em ONG controlada por petistas no Piauí e disse temer a instalação de guerrilha esquerdista em Rondônia.

As mensagens fazem parte do pacote com milhares de comunicados diplomáticos que o WikiLeaks começou a divulgar em novembro. A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da sua divulgação no site do grupo (www.wikileaks.ch).

O senador, que não se reelegeu, negou o relato. "Não tem fundamento. Sou pacifista. Seria idiotice minha fazer uma proposta dessas."

Colaborou FERNANDO RODRIGUES, de Brasília

2 comentários:

Alberto Bouchardet disse...

Concordo. Foi idiotice do exsenador fazer uma proposta dessa.....

Anônimo disse...

Baiacu

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), chega ao fim do mandato, e em 2010 foi derrotado pelos piauienses, e por isto não foi reeleito senador. Mas, apesar da derrota, dizem que o senador vai ser premiado.

Baiacu foi o apelido dado ao senador Heráclito, por causa da beleza plástica ostentada. Explicam ainda que o nome é normalmente dado aos senadores que fazem deduragem para sabotar o Piauí e o Brasil.

Baiacu, para quem ainda não sabe, é uma palavra da língua Tupi, nome dado para um tipo de peixei do rio ou do mar. Este peixe tem escamas, espinhos, placas cartilaginosas, e não serve para alimento porque é venenoso. Capaz de inflar a barriga para boiar, fugir dos inimigos, ou quando fica fora da água.

O fato é que os piauienses fizeram uma limpeza completa, derrotaram dois senadores, o Heráclito e o Mão Santa, ambos políticos do mesmo naipe. E para finalizar com uma palavra tupi, o povo piauiense baixou a borduna, e com uma só bordunada eliminou dois baiacus.

Chico Barauna
21-01-2010.