25 janeiro 2011

Enigma alemão

Quem mora na Alemanha sabe que não dá para deixar as janelas e portas abertas por muito tempo.

O frio não permite.

Por isso abro, como aconselhado, devido o perigo de fungo, dez minutos pela manhã e a tarde.

Aqui vai o enigma.

Se somente nesse pouco tempo permanecem portas e janelas abertas, de onde vem tanta poeira?

Nem no Brasil, com todas as janelas quase sempre abertas tem tanta poeira.

Arre égua!

Um comentário:

Anônimo disse...

Aerossol

Na Alemanha tem indústrias, usinas térmicas, aviões, helicópteros, trens, carros e máquinas que queimam derivados de petróleo. Combustíveis do tipo diessel, gasolina, querosene, etc. Gases expelidos resultantes da combustão produzem um tipo de "aerossol", com partículas muito finas e leves que ficam suspensas no ar.

Nos países frios a massa de ar é mais densa, e sendo a massa fria sempre mais pesada do que a massa quente, a massa fria tende a se precipitar com muita facilidade, e por isto, facilita a concentração e dificulta a dispersão dos colóides do aerossol. Claro que devemos ainda considerar outros "ingredientes" existentes no ar.

Nos países tropicais, o fenômeno ocorre, mas a massa de ar é mais quente e mais leve. As partículas do aerossol (colóides) são muito leves, isto aliado aos ventos dificulta a concentração e a preciptação. Assim, uma grande parte dos colóides tende a flutuar, sendo carregada para longe, onde se dispersa.

Na ausência de uma melhor análise, acredito ser este o motivo pelo qual o fenômeno físico ocorre com rapidez, ou seja, com apenas uma pequena exposição de tempo na abertura das janelas.

Do ponto de vista físico-químico, o aerossol respresenta uma solução coloidal em que a fase dispersora é gasosa e a fase dispersa é sólida ou líquida. No geral, talvez este seja o enigma.

Francisco Solano de lima
25-01-2011.