02 dezembro 2010

Os ‘arcana imperii’ e a ribanceira da História

Por Mauro Santayana

É grave a revelação, entre tantas outras dos papéis do Departamento de Estado, da versão de um diálogo entre o embaixador Clifford Sobel e o ministro Nelson Jobim. De acordo com o documento, Jobim disse ao representante de Washington que o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães “odeia” os Estados Unidos e que o Itamaraty é um obstáculo a uma aproximação maior do Brasil com Washington. Se realmente houve a conversa, nos termos da informação do embaixador ao Departamento de Estado, estamos diante de um fato muito sério. É conveniente duvidar de que Jobim, como ministro de Estado, possa se ter referido ao Itamaraty como se noticia.

Ele é ministro da Defesa de um país soberano, e deveria seguir as regras da Realpolitik, entre elas a de que, em princípio, todos os países devem ser tratados como amigos, mas, conforme as cautelas históricas, também como eventuais inimigos – sobretudo os mais poderosos. Se ele continuar no governo de Dilma Rousseff, como se dá por certo, como poderá reunir-se com os demais ministros da Defesa dos países da América do Sul, depois dessa revelação? Todos os países da América Latina já sofreram os golpes promovidos por Washington.

O político gaúcho é personalidade controvertida. Não é a primeira vez que se destaca no noticiário, pelo açodamento e incontinência verbal. Sua incursão em assuntos estranhos à alçada é conhecida. Mas, com toda a gravidade – que deve ser avaliada pela nova chefe de Estado – o episódio Jobim é apenas um detalhe nas revelações do WikiLeaks.

Os Estados Unidos, depois dos papéis do Pentágono, no caso do Vietnã, e dos documentos relativos à guerra no Iraque, sofrem golpe ainda mais severo em sua credibilidade política no mundo. Entre as informações já divulgadas, há algumas que irritam pelo desaforo, como a de solicitar aos diplomatas que busquem a imagem da íris, a identidade genética (DNA) e as impressões digitais de líderes estrangeiros.

Acossados pela rejeição do mundo, com a China em seus calcanhares; desconfiando de aliados que lhes pareciam firmes, como o Paquistão; dominados pelo capital financeiro, que arrosta as leis e faz e desfaz os poderes republicanos, a grande nação de Jefferson e Payne resvala pela ribanceira da História.

Os comunicados diplomáticos divulgados revelam um país amedrontado, que tenta defender-se amedrontando. Faz tempo que vêm caindo os seus arcana imperii, a que aludia Tácito e, com os segredos revelados, seu poder se desfaz. As mentiras do governo Bush, com relação ao Iraque e suas “armas de destruição em massa”, foram logo desmascaradas. É com lastro em seu poderio bélico, embora desmentido no Vietnã, como se desmente agora no Iraque e no Afeganistão, que eles ainda insistem em mostrar-se como senhores do mundo, ao dar ordens aos chefes de Estado para que atuem como vassalos de Washington. Mao disse, certa vez, que os Estados Unidos são um tigre de papel. Com as revelações do WikiLeaks, a metáfora parece confirmar-se.

Os grandes países do mundo procuram ignorar a seriedade das revelações. É provável que países como a Inglaterra, a França, a China e a Alemanha temam que os seus papéis secretos também venham a ser divulgados.

No que nos concerne, seja verdadeiro ou não o diálogo entre Jobim e Sobel, confirma-se o acerto da diplomacia independente, determinada por Lula. Os dois grandes executores dessa política de Estado, Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães, cumpriram o seu dever de fidelidade para com o governo Lula, e, com fidelidade ainda maior, ao povo brasileiro que, ao longo da História, nos conflitos externos, nunca perdeu seu brio.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Inconfidente

O saite WikiLeaks, vaza 250 mil documentos confidenciais que foram produzidos pelas autoridades estadunidenses da chamada
"Inteligência". Alguns destes documentos revelam as preferências dos gringos. Entre as autoridades brasileiras citadas, foram reprovados Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães, incluindo o Itamaty.

Mas o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi destacado com elogios no quesito "informação confidencial". Assim, em alguns documentos, Mr. Jobim foi declarado amigo confiável e preferencial dos estadunidenses.

Na pisada que vai, o bravo gaúcho pode até receber um prêmio, por exemplo, O Inconfidente de Washington, ou algo semelhante. Tudo indica que o Brasil tem agora dois inconfidentes, sendo o antigo o inverso do moderno. Assim, de modo invertido, Mr. Jobim, agora mais conhecido como Johnbim, vai ultrapassar Tiradentes, com a vantagem de não ser preso nem perder o pescoço. Barbaridade, che ...!!

Chico Barauna
02-12-2010.

Anônimo disse...

Canção do Johnbim

Johnbim ...!! Oi. Foste? Fui.
Compraste? Comprei.
Me diz quanto foi. Foi quinhentos réis ...!!!

Assim diria o Gonzagão, mas o personagem original era o popular Tião, homem simples, que era honesto e nunca foi traidor.

Chico Barauna
02-12-2010.