24 novembro 2010

Meirelles confirma sua saída da Presidência do BC

BBC

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, confirmou nesta quarta-feira que deixará o cargo depois da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, segundo informações da Agência Brasil.

Meirelles deu a informação a jornalistas, em Brasília, antes de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que trata das perdas no Banco Panamericano.

A saída de Meirelles já era dada como certa desde o início da semana por diversas pessoas ligadas à transição. No entanto, nenhum dos integrantes da equipe confirmava a informação oficialmente.

O mais cotado para assumir o cargo é o atual diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, Alexandre Tombini.

Alexandre Antonio Tombini nasceu em 9 de dezembro de 1963 em Porto Alegre (RS). Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), fez doutorado na Universidade de Illinois (Estados Unidos).

Antes do atual cargo, Tombini assumiu outras duas diretorias no BC: de Assuntos Internacionais, entre abril e junho de 2006, e de Estudos Especiais, entre junho de 2005 e abril de 2006.

Ele também foi assessor sênior na representação do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 2001 e 2005, tendo participado de negociações dos programas brasileiros no órgão.

Em seu currículo, constam ainda passagens pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1992-1995) e pela Câmara de Comércio Exterior (1995-1998).

Nenhum comentário: