09 setembro 2010

Angela Merckel está de parabéns

Alemanha premia autor de polêmica caricatura de Maomé

O autor de uma polêmica caricatura do profeta Maomé que causou protestos no mundo islâmico no início de 2006 recebeu nesta quarta-feira um prêmio na Alemanha por sua defesa da liberdade de expressão.

Em uma cerimônia que contou com a participação da chanceler alemã Angela Merkel, o cartunista dinamarquês Kurt Westergaard recebeu o Prêmio de Mídia M100 2010, na cidade de Potsdam.

Westergaard compareceu à cerimônia sob um forte esquema de segurança.

A publicação de uma caricatura de sua autoria no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, em 2005, fez com que ele recebesse ameaças de morte e causou uma onda de violência e protestos.

O desenho mostrava o turbante de Maomé como uma bomba, com o pavio aceso.

A decisão de Merkel de participar da cerimônia foi encarada com surpresa na Alemanha.

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung chegou a classificar a sua presença como “provavelmente o mais explosivo compromisso de seu mandato até agora”.

Durante a cerimônia, Merkel defendeu o direito de Westergaard de publicar a caricatura e fez elogios à liberdade de imprensa na Europa.

Em seu discurso, Merkel abordou ainda a polêmica a respeito da intenção de um pastor norte-americano de queimar exemplares do Alcorão para marcar o aniversário dos ataques de 11 de setembro.

Merkel classificou a iniciativa como “desrespeitosa, repugnante e simplesmente errada”.

Nenhum comentário: