12 maio 2010

Lula viaja nesta quarta para Moscou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira, 12, para a Rússia, onde visitará na quinta e na sexta o presidente Dmitri Medvedev em Moscou. Segundo o Kremlin, os encontros entres os presidentes começam na quinta-feira, mas a agenda não foi divulgada, segundo a agência AFP.

A visita de Lula à Rússia ocorre um mês depois da segunda cúpula dos dirigentes do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, em Brasília. No encontro, os chefes de Estado das principais economias emergentes pediram um mundo mais democrático e multipolar.

Depois da visita à Rússia, Lula viajará ao Irã, onde será recebido pelo aiatolá Ali Khamenei e, posteriormente, pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Marcelo Baumbach, porta voz da presidência, disse que Lula deve chegar à capital iraniana no sábado à noite e que no domingo conversará com os líderes iranianos sobre diversos aspectos bilaterais, mas também sobre o conflito que novas sanções econômicas contra o Irã podem causar.

Lula "não levará nenhuma proposta nova", já que o Brasil acredita que as bases para superar o conflito existem desde outubro e passam pela possibilidade de que o Irã envie urânio enriquecido a 3,5% e o recupere depois, já a 20%, declarou o porta-voz em entrevista coletiva.

O Brasil é um dos membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU que pede mais diálogo com o Irã e rejeita sanções. Recentemente, Lula tem encontrado líderes mundiais para apresentar propostas alternativas à aprovação das resoluções restritivas.

Estadao

Um comentário:

Anônimo disse...

Vídeo Merkel + Obama + Sarkozy ...

Anônimo disse...
Nao consegui achar o vídeo, seria possível vc me passar o link?


cafebleau@yahoo.com.br


Desde já, grato.

Inté,
Murilo