25 maio 2010

Faz bem ler análise desse calibre sobre o PT de vez em quando

Tenho saudades do PT de antigamente. Diferentemente de vocês que estão no Brasil, posso e dou-me ao luxo de vivenciar novamente aquilo que vivemos em anos passados com o de Die Linke. Aqui, penamos, lutamos por cada voto. Todo final de semana (de agora em diante até outubro) fazemos Infotische (nos encontramos em algum ponto - no meu caso aqui no meu bairro, na saída do metrô) e destribuimos jornais e folhetos informativos além de conversarmos com o povo.

Os caminhos do PT – 2

Por Ney Henrique

Apenas um comentario: ( teclado sem acentos, desculpe) Nassif

As lutas sociais do PT se travam nas esferas do executivo federal desde que Lula assumiu o governo. E elas estao la: na geracao de emprego, na valorizacao do trabalho, na defesa do papel do estado, nas politicas de protecao social.

A aparicao de liderancas “tecnicas” e portanto uma consequencia da consolidacao do PT como partido de massas, como bem lembra o Ruda.

Entretanto, antes de ser uma fraqueza, o aparecimento dessas “liderancas tecnicas” demonstra sim um amadurecimento do partido. Que no passado nao raro era acusado de radical e pouco pragmatico.

O PT vive hoje simplesmente um outro momento. Antes da eleicao de Lula, a fase era de convencer a sociedade que que valia a pena dar uma chance ao PT, e nessa fase o importante e realmente o discurso de cunho mais ideologico.

Apos a eleicao de Lula, comeca a fase de demonstrar que a promessa pode ser cumprida. E o momento de estabelecer a organizacao politica necessaria para levar a cabo os projetos. E a transicao do discuro para a acao transformadora. Esse e provavelmente o periodo mais dificil, o projeto nao consolidado ainda encontrar forte resistenciano status quo. Lula e seu governo conseguiram passar essa fase. O lulismo foi consolidado, e o receio da oposicao em criticar o presidente ou atacar seus principais programas comprova isso.

Portanto, o que entra em disputa na proxima eleicao, nao e a consolidacao do PT ou do Lulismo, mas sim sua confirmacao como forca politica HEGEMONICA no Brasil. A formacao da alianca com o PMDB ( que vai sempre na onda ) durante o segundo mandato de Lula e o amplo leque de aliancas que se forma em torno da candidatura de dilma e um indicativo desse processo.

Ate quando o modelo nao se esgotara e uma questao em aberto.

Que nao se esqueca que Lula era o presidente de honra do PT quando eleito presidente da republica. em outras palavras, a dicotomia entre Lula e PT e artificial. Lula e a maior forca politica do PT e quem moldou a linha mestra do partido.

Nenhum comentário: