25 fevereiro 2010

Lula: Brasil investe em Cuba por acreditar em fim do embargo


por Laryssa Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que os investimentos que o Brasil faz na ilha de Cuba são feitos na expectativa de que o embargo econômico, imposto pelos Estados Unidos em 1962, seja suspenso no curto prazo. Ferrenho crítico das sanções impostas pela Casa Branca após a chegada de Fidel Castro ao poder, Lula observou que, nos tempos de hoje, não existe argumento para a sanção persistir.

"Trabalhamos com a perspectiva de que o bloqueio à Cuba não faz mais nenhum sentido e que em algum momento ele pode cair. Portanto, Cuba terá uma capacidade extraordinária de transitar no comércio internacional. Por isso que o Brasil está entusiasmado em fazer o financiamento para que empresas brasileiras possam trabalhar aqui e ajudar no desenvolvimento do País", disse.

Nesta tarde, a 50 km de Havana, Lula visitou, ao lado do presidente Raúl Castro, as obras de ampliação do porto de Mariel, cujo projeto, orçado em US$ 800 milhões, deverá agilizar o transporte de matéria-prima de indústrias brasileiras que atuam na região.

"Isso faz parte de uma política de incentivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do governo brasileiro de fazer com que as empresas brasileiras possam competir de forma mais arrojada no mercado latino-americano, seja na venda de serviços, seja na venda de produtos. Aqui em Cuba temos mais de 30 empresas trabalhando todas as possibilidades possíveis", afirmou o presidente.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) estima que US$ 1 bilhão sejam gerados em contratos de longo prazo em acordos entre empresas brasileiras e Cuba.

Terra

6 comentários:

Anônimo disse...

Jnl.Glória: quando os hermanos Cas-
tro estiverem enterrados, o mejor,
bem incenerados, o Mundo Ocidental,
liderados pelos USA, promoveram o /
desenvolvimento econômico de Cuba.
Aliás,já lí artigo dizendo que essa
tarefa será um cartão de apresenta-
ção dos norte-americanos! Que assim
seja! E, paralelamente, os líderes
da Ditadura Cubana,inclusive o fal-
so profeta Che Guevara, serão jul-
gados, execrados e condenados pela
História! Quem viver, verá!
Saudações.

Anônimo disse...

Anônimo, os Estados Unidos possuem muitos cartôes de visita, começando pelo Iraque, Afegnistão, Honduras, e muitos outros pelo mundo afora!! Estamos vendo!!

Anônimo disse...

Cartão de visita (USA)

1. Duas bombas atômicas lançadas contra as cidades japonesas, uma em Hiroxima e outra em Nagasak.

2. Estados Unidos, único país do mundo a usar bombas atômicas, portanto armas de destruição em massa até a presente data.

3. Invasão e guerra contra a Corea, divindo o país em dois, a Corea do Norte e do Sul.

4. Invasão e guerra contra o Vietnam, dividindo o país em dois, mas com a derrota militar dos Estados Unidos, o Vietnam voltou a ficar unificado.

5. Implantação e apoio as ditaduras em toda a América Central (Nicarágua, Honduras, El Salvador, etc.).

6. Implantação e apoio as ditaduras no Caribe (Cuba, Hati, Rep. Dominicana).

7. Depois da Revolução cubana, financiaram duas invasões contra Cuba, (Baia dos Porcos), onde foram derrotados.

8. Implantação e apoio para todas as ditaduras na América do Sul (Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai, Perú, ColOmbia, Panamá, Equador Venezuela).

9. Duas invasões contra o Iraque, onde ainda permanecem em guerra.

10. Invasão do Afeganistão, onde permanecem em guerra.

11. Golpe em Honduras, em 2009.

12. Na Venezuela, apoio ao golpe de Estado fracassado em dois dias, contra o presidente eleito Hugo Chávez.

13. Apoio e financiamento permanente para Israel sustentar guerras de extermínio contra os palestinos.

Esta é apenas uma pequena lista superficial, uma lista completa daria um grosso livro. Como se pode ver um cartão completo daria diversos volumes!!

Anônimo disse...

Eu queria entender a dinâmica ou estratégia do Governo Lula.O sofrido povo brasileiro paga imposto sobre tudo.O dinheiro arrecadado teria que ser gasto aqui no nosso território.As estradas,estão matando o nosso povo.As doenças de todas as origens,tomam conta do povo.Os hospitais faltam tudo até mesmo a vergonha na cara.Conheço paciente canceroso que não consegue internação para se submeter à cirurgia.O Lula,vai investir em terreno pedregoso!Cuba. Somos um povo traído.Somos como aquela esposa desprezada que fica em casa trabalhando cuidando dos filhos,enquanto o marido vai para o motel gastar com a sua amante,o dinheiro que ele ajudou a economizar! Não há dinheiro para pagar os aposentados.Não há dinheiro para nada! Há sim,dinheiro para construir penitenciárias.Por que? Porque,as leis do Governo criaram esta situação "horrorivel" em que estamos vivendo.O menor não pode trabalhar,mas cumprindo as normas do ECA,ele pode roubar,matar,estuprar,engravidar as meninas,porque nós somos obrigados a manter esta corja de bandidos menores de idade.Trabalho não mata a ninguém.Do contrário eu não mais existiria,trabalho desde os sete (07) anos,e com os meus setente e quatro (74),ainda continuo a exercer com dignidade as terefas que vem às minhas mãos.Aos 14 anos fui morar sozinho.Não posso parar,tenho que cuidar de mim,e,se cada um cuidasse de si mesmo,não teríamos tantos bandidos,como na atualidade!O Brasil,tudo indica que terá um futuro barbudo! Nossos governantes,estão de braços dados com os mulçumanos,eles virão colocar ordens nas desordens de nosso País! As penitenciárias,deixarão de existirem,vocês sabem o porquê disto...! Brasil,um País de TOLOS!

Anônimo disse...

Saudade alucinante

Anônimo, eu sou que nem você, tenho também 74 anos, gosto de escrever sempre anônimo nos blogs dos outros. Gosto também dos tempos em que no Brasil havia ordem, progresso, paz, imposto muito baixo, serviço de saúde de boa qualidade, hospitais para todos, escolas para todos, ensino de primeira qualidade, nenhum desempregado, nenhum analfabeto, sem prostituição, sem mendigos e sem cadeias. Bons tempos aqueles, iniciado oficialmente em 31 de março de 1964.

Presidentes democratas, lembro-me de Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Médice, Ernesto Geisel, Figueiredo. Ah, quanta saudade tenho daquele tempo ...!!

Glória Leite disse...

Cara, tu andou fumando alguma estragada. Para não me estender muito. Você diz que no Brasil não existia analfabeto. E quem criou o Mobral (Movimento brasileiro de alfabetização)? Os militares. E sabe o que resultou daquele projeto caríssimo? Um mar de corrupção. E o povo continuou sem saber ler nem escrever. Você fala sobre a qualidade de ensino. Antes dos militares darem o golpe, o ensino no Brasil era excelente. Minha mãe, por exemplo, era professora do antigo Liceu. Ela dava aula de latim, francês e português e filosofia. Esse era o nível dos liceus. Depois dos militares a coisa desandou. E deu no que é hoje. Pouco dinheiro para as escolas públicas e muito estímulo para as privadas. Você foi cegado pelos militares, meu. Tira a venda dos olhos. Não, eu não creio, pela sua idade, que você ainda conseguirá ver. Você morrerá burro e cego. Digo burro, porque mesmo um cego pode "ver". Você, não, permanece cego por opção.

E VIVA O LULA!