12 janeiro 2010

Brasil tem o apoio de Sarkozy para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas

Paris – O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu esta sexta-feira num seminário, em Paris, a integração do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU

As declarações do Presidente francês surgem uma altura em que o Brasil vai definir a compra de 36 caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), estando a considerar a compra do caça Rafale, da empresa francesa Dassault.

No seminário Novo Mundo, Novo Capitalismo, em Paris, Sarkozy defendeu que o Brasil integre as principais negociações económicas internacionais e também que a reforma do Conselho de Segurança da ONU deve ocorrer, e que tem de haver um assento permanente destinado ao Brasil.

Sarkozy teve tempo ainda para atacar o G8 (grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos e a Rússia), apelidando-o de «ridículo». Para ele, o G20 (que reúne os países em desenvolvimento) tem demonstrado um trabalho exemplar, ao contrário do G8.

O Brasil ocupa neste momento uma vaga temporária até 2012, mas o esforço do Governo brasileiro é para ser designado para um lugar permanente.

Fonte: Jornal Digital/Portugal

Nenhum comentário: