25 janeiro 2010

Big band alemã dedica CD à obra de Hermeto Pascoal

Em "Viva o som" hr-Bigband de Frankfurt celebra a obra do alagoano. Autor da iniciativa, saxofonista-tubista Steffen Schorn, revela detalhes do projeto e traça a história de sua paixão pelo gênio musical de Hermeto.

As 11 faixas que compõem o novo disco lançado pela orquestra de jazz da emissora radiofônica Hessischer Rundfunk (HR) na Alemanha podem causar estranhamento a quem acompanha a carreira de um dos mais inventivos músicos do Brasil. A velha máxima de que nenhum instrumentista europeu consegue executar decentemente os sinuosos temas compostos pelo chamado "Bruxo do Som" cai agora de vez por terra com a chegada de Viva o som! – The music of Hermeto Pascoal.

Formada por 20 músicos liderados por Steffen Schorn – saxofonista e tubista que vem colecionando importantes prêmios no cenário jazzístico alemão –, a big band conseguiu imprimir a seu disco uma sonoridade vigorosa, onde os instrumentos dialogam, numa alegoria perfeita da delirante e libertária obra de Hermeto.

"O disco é realmente um mergulho num novo, mas também antiquíssimo universo, repleto de ritmos estancados e arrebatadores, de intrincados ruídos", observou a jornalista Anja Barckhausen do Nürnberger Nachrichten.

Leia mais na DW

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais do q de costume, hoje estou prá música.

Estou ouvindo Caetano cantando Triste Bahia e Qlqr coisa - ele é muito bom, se na se mete em política.

Chico Buarqe, Fado Tropical e Bye Bye Brasil ... ótimas e me remetem a tempos inesqecíveis c/ pessoas idem.

Cazuza, Minha Flor Meu Bebe, e Faz Parte do Meu Show ... o cara deitava e rolava.

Milton Nascimento e Sentinela (Nana faz a música sair do normal) e Ponta de Areia, de novo os 2 matam a páu.

Robertinho do Recife, O Elefante e Seja o Meu Céu ... como é bom ser menino de novo.

Alceu Valenca ... Vou Danado Prá Catende e Edipiana nr 1.

Sei lá, ando ficando arrogante. Qdo falam dos problemas deles, mijo logo na porta do circo perguntando: do you wanna trade? Learn some portuguese (but from Brasil), or things will turn down for you in a near future ...

Hehe, dá-lhe Lula, e Dilma é Dil Mais.

Inté,
Murilo