11 setembro 2009

Lula comemora economia e diz que Brasil sobreviveu graças "aos mais pobres"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o desempenho da economia brasileira um ano depois do aprofundamento da crise financeira global, dizendo que o governo tomou as medidas no momento certo para evitar que o País sofresse como o restante do mundo. Para Lula, o Brasil sobreviveu à crise graças "à parte mais pobre" da população.

Para Lula, a economia está se recuperando porque o governo adotou medidas anticíclicas em vez de aumentar o superávit primário. Ele elogiou também a parcela da população que atendeu aos apelos do Executivo e continuou a consumir.

"Graças ao povo brasileiro e, sobretudo à parte mais pobre deste País, a economia sobreviveu com o comércio crescendo praticamente durante 23 meses seguidos", disse o presidente em discurso na visita ao estaleiro do Porto de Suape, em Ipojuca (PE).

Mais preparado

"Esse país realmente estava mais preparado que todo o mundo desenvolvido para enfrentar a crise econômica, mais do que toda a Europa e mais do que os Estados Unidos", disse Lula.

"O PIB demonstra que a economia brasileira está se recuperando", avaliou o presidente. Lula disse que no início da crise financeira, parte da sociedade brasileira preferiu acreditar mais "em manchetes de jornais do que nas avaliações otimistas do governo" de que o País estava preparado para enfrentar as turbulências.

Ele reclamou especialmente de empresários, que chegaram a dar férias coletivas em dezembro e janeiro, interrompendo os investimentos. "Muitas pessoas preferiram acreditar numa mentira bem contada do que numa verdade nua e crua. Parte da sociedade brasileira entrou em pânico, porque acreditou mais nas manchetes do jornal do que naquilo que agente falava", disse.

Lula lembrou que em dezembro foi criticado por ter feito um discurso em cadeia de rádio e TV pedindo para as pessoas continuarem consumindo para evitar o desemprego na indústria. "Hoje, com muito orgulho, digo que os dados do IBGE mostram que não estávamos tão errados como se acreditou", ressaltou.

(Com informações da Reuters e da Agência Estado)

2 comentários:

Wilson disse...

Gloria,

O LULA É FODA!!!!

Não é que da certo as coisas que ele fala!

"Espetaculo do crescimento"
" 10.000.000 de emprego" - Graças a Deus ja foi criado até mais que isso.
"Marolinha"

Ta parecendo profeta, e dos bons!!

Rafael lima -birigui sp disse...

Sem a globo para disseminar panico na população, talves o Brasil não sentisse 10% da crise.estou tendo cada ves mais adimiração pela argentina,enfrentando o "pig" de frente.como seria bom para o brasil uma devassa na globo,bandeirante e outras tvs golpistas.