11 setembro 2009

A entrevista de Dilma ao Financial Times (2)

traduzido por Azenha

Segunda parte da entrevista concedida pela ministra Dilma Rousseff ao repórter Jonathan Wheatley, do diário britânico Financial Times, publicada no dia 7 de setembro de 2009:

FT: Estive lendo a lei que você mandou para o Congresso e há um parágrafo dizendo que a União, através de um fundo criado por lei, pode participar em investimentos e atividades de produção. Que fundo é esse e como vai funcionar?

DR: Você tem familiaridade com o mecanismo norueguês?

FT: Sim.

DR: Quando eles ainda tinham grandes reservas, a Statoil era obrigada a ficar com 50%. Em alguns casos a União pôs dinheiro, em outros não. Em nosso modelo, em princípio, não adiantamos qualquer dinheiro. Mas, caso a caso, se decidirmos participar, poderemos. É assim que funciona. Deixe-me explicar o fundo. Todo o dinheiro que extrairmos do pré-sal irá para um fundo. Esse fundo vai gastar sua renda em várias atividades. Lutar contra a pobreza, investir em educação, ciência e tecnologia. Mas ao mesmo tempo também vai investir.

Leia mais no Blog do Azenha

P.S. Eu acho engraçado que a Dilma inverte os papéis. Em certos momentos ela faz perguntas ao jornalista que não sabe as espostas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem é Dilma mesmo??

Glória Leite disse...

Dilma é a candidata pelo PT à presidência da República. E como ela ganhará no primeiro turno, será a nossa Presidete da República. Quem viver, verá!