26 julho 2009

Um retrato de Lurian

Da Folha
Mônica Bergamo

Vinte anos depois de ser arrastada para o turbilhão eleitoral de 1989, Lurian, filha de Lula, vira autoridade e tem portas abertas em Brasília

Há 20 anos, Lurian Cordeiro Lula da Silva viu a mãe, Miriam, surgir na televisão e afirmar que seu pai, Lula, “me ofereceu dinheiro para abortar”. Numa cena financiada e levada ao ar por Fernando Collor de Mello, que disputava a Presidência, Miriam contou ainda que, depois do parto, entregou a filha “no colo” de Lula e disse: “Agora, você mata”. A imagem teve impacto histórico. O pai de Lurian perdeu a eleição. Em 1989, ela tinha 15 anos.

Há alguns dias, ela recebeu a coluna em São José, cidade de 205 mil habitantes, vizinha de Florianópolis (SC). Lurian tem agora 35 anos. Há seis meses, assumiu o cargo de secretária de Assistência Social do município. Comanda 67 funcionários e um orçamento de R$ 4 milhões. Por razões de segurança, a filha do presidente da República, o marido e os dois filhos têm sempre seis carros blindados à disposição e 12 policiais em sua cola. Na semana passada, Lurian viajou a Brasília. Foi recebida pelos ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Carlos Lupi, do Trabalho.

Leia mais no Blog do Nassif

3 comentários:

Anônimo disse...

E nós pagamos o salário dela.

Glória Leite disse...

Ela trabalha. A filha do FHC recebia 7,5 para ficar em casa.

Anônimo disse...

E dai??

o que uma coisa a ver com outra??