Petrobras usa blog para vazar reportagensAlvo de CPI, estatal divulga e-mails com pedidos de informações para reportagens não concluídas; empresa diz que "não é ilegal"
Estatal criou site na internet para responder textos da imprensa e críticas feitas pela oposição após a criação de comissão no Senado
Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento.
A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).
Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura - com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos- foi publicado no blog pela Petrobras.
A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.
Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma "política de transparência" adotada pela direção da empresa.
A atitude da Petrobras motivou os jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo" a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: "Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público".
Fonte: Ditabranda
Um comentário:
A entrada da Petrobras no cenário da blogosfera, Glória, é algo que se pode chamar de "espetacular". Muita coisa começa a ser profundamente transformada na Internet brasileira. É munição grossa para alimentar a artilharia nas caixas de comentários e discussões a partir de agora.
Algumas coisas já chamam a atenção num primeiro momento após uma boa zappeada pela blogosfera:
. dezenas de blogs estão instalando links permanentes nas suas "side bars";
. os blogueiros da Petrobras não deixam passar sem resposta praticamente nada que afete a imagem da empresa;
. em apenas quatro dias já se pode dizer que há uma torrente de comentários;
. tanto a liberação quanto a atualização dos posts são praticamente instantâneas, impressiona pela velocidade.
Conclusão: os caras vieram mesmo com muita vontade prá briga. Se antes os blogs faziam luta de guerrilha, agora acabam de ganhar como aliada uma divisão com armamento pesado para enfrentar a chamada mídia tradicional hegemônica.
Postar um comentário