13 março 2009

The future of human beings is what matters

By Luiz Inácio Lula da Silva
The writer is president of Brazil. Join the debate at FT.com
Traduzido por André Alemão.

O capitalismo ao meu ver nunca foi um conceito teórico-abstrato, É real e concreto, parte da vida quotidiana. Quando eu era um menino, a minha família deixou a miséria rural do Brasil, nordeste e foi para São Paulo. Minha mãe, uma mulher de grande coragem, extraordinária, se mudou com seus filhos para o centro industrial do Brasil em busca de uma vida melhor. A minha infância não foi diferente da de muitos meninos de famílias pobres: empregos informais; pouca educação formal. Meu único diploma era como uma torneiro-mecanico, a partir de um curso no Serviço Nacional da Indústria.

Comecei a sentir a realidade da fábrica, da vida, que despertaram em mim a minha vocação de um dirigente sindical. Me tornei um membro da Comissão dos Metalúrgicos da União de São Bernardo, na periferia de São Paulo. Tornei-me o presidente do sindicato e, como tal, levou a greves de 1978-1980 que mudaram a face do movimento operário brasileiro e desempenhou um grande papel no regresso da democracia ao país, então sob ditadura militar.

Leia mais no Blog do Prof. Evaldo e Amigos

Nenhum comentário: