15 dezembro 2008

Gilmar Mendes & amigos

Hoje, na TV Cultura, programa Roda Viva, o entrevistado é o ministro Gilmar Mendes. Até aí nada demais. Eu bem que gostaria de ouvir o tucano Mendes falar sobre si e sobre o Brasil. Afinal, Mendes, hoje, é a própria encarnação do pensamento de direita no País. É aguerrido nos seus propósitos, milita com força e determinação, como se diz. Certa feita, chegou até a determinar ordens ao próprio presidente Lula, que o obedeceu pressuroso.

Ocorre que o programa Roda Viva é de cartas marcadas. O time de entrevistadores é formado dos tipos mais carimbados do PIG. Cito dois: Eliane Cantanhede e Reinaldinho “Quico” Azevedo. É pra vocês verem com quem estão tratando.

E a direção do programa é do “escritor” Paulo Markun, aquele carinha que escreveu uma biografia da heroína Anita Garibaldi (que eu li, acreditem!). A folhas tantas, Markun conceitua o movimento carbonário na Itália, século 19, do qual fez parte o mercenário Giuseppe Garibaldi: foi um grupo de rapazes que comiam massa à carbonara. Eu tinha esquecido disso. Fui lembrado pelo blog do Mino, que também faz um juízo pouco edificante do coordenador do Roda Viva.

Enfim, como diz o Mino, o tucano José Serra está mostrando como (não) se faz uma emissora estatal (Fundação Padre Anchieta) em São Paulo.

Imaginem esse mafuá tucano voltando ao poder em 2011. Vou morar em Macau.


Redator: Cristóvão Feil

Nenhum comentário: