15 dezembro 2008

EU GOSTARIA DE ESTAR LÁ PARA PROTESTAR TAMBÉM


Integrantes de movimentos sociais ocupam ministério em Brasília

Manifestantes estão no hall do Ministério de Minas e Energia. Eles são contra a compra do petróleo por multinacionais.

Leia mais no G1

Petroleiros irão parar dia 16, em protesto contra a 10ª Rodada da ANP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão aprovando o indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) de paralisações ao longo de todo o dia 16 para pressionar o governo a suspender a 10ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, prevista para ocorrer no dia 18. A paralisação já foi aprovada nas bases de Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Paraná e Santa Catarina, onde as assembléias para avaliação do indicativo da FUP já foram concluídas. Em Minas Gerais, São Paulo, Mauá (SP), Campinas (SP), Espírito Santo e Rio Grande do Norte, as assembléias prosseguem até esta sexta-feira, 12, mas os resultados parciais já indicam a aprovação de paralisações no dia 16 para barrar a 10ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os trabalhadores do Ceará, Bahia, Duque de Caxias e do Norte Fluminense também se mobilizarão para cobrar o cancelamento do leilão.

Ato público no Rio de Janeiro

No dia 16, a FUP fará uma grande manifestação no Rio de Janeiro, na Candelária, com participação da CUT, MST, UNE e vários movimentos sociais. O ato público contra a 10ª Rodada e em defesa da soberania nacional reafirmará para a sociedade a urgência de uma nova legislação para regular o setor petróleo. A FUP pretende reunir centenas de manifestantes na Candelária, a exemplo dos atos realizados anteriormente pela categoria petroleira. Os sindicatos da Federação que ficam próximos ao Rio de Janeiro enviarão caravanas de trabalhadores e militantes para participarem do ato, cuja concentração terá início às 9 horas.

Liminar para barrar o leilão

Além da paralisação do dia 16, a FUP e seus sindicatos estão ingressando na Justiça com Ações Civis Públicas, cobrando a suspensão da 10ª Rodada de Licitações da ANP.

Nenhum comentário: