27 maio 2008

MPF oferece denúncia da "Operação Têmis"

Quatro magistrados da Justiça Federal em São Paulo, seis advogados, quatro empresários, um procurador da Fazenda Nacional e uma funcionária da Receita Federal estão incluídos na denúncia da "Operação Têmis", que o Ministério Público Federal protocolou no Superior Tribunal de Justiça.

O procurador Francisco Dias Teixeira vai pedir a quebra do segredo de Justiça no Inquérito 547/SP.

A investigação iniciou em agosto de 2006, a pedido do Ministério Público Federal, perante o Tribunal Regional Federal em São Paulo, em face de delação apresentada ao MPF sobre suposta corrupção que teria sido praticada por magistrado federal em São Paulo.

Posteriormente, surgiram indícios de participação de magistrados integrantes do próprio TRF nos supostos fatos criminosos; assim, em dezembro 2006, os autos foram remetidos ao STJ. Em 20 de abril de 2007, houve busca e apreensão nos endereços dos investigados.

A denúncia (por diversos crimes, dentre os quais, exploração de prestígio, tráfico de influência, prevaricação e corrupção) engloba dezesseis pessoas. Além dos fatos já apurados, objeto da denúncia, existem outros relativamente aos quais a investigação deve prosseguir, especialmente no que diz respeito a provável corrupção e “lavagem de dinheiro”.

O inquérito está sob segredo de Justiça, motivo pelo qual não são divulgados pelo MPF os nomes dos denunciados nem o conteúdo da denúncia.

Fonte: Blog do Frederico Vasconcelos

Nenhum comentário: