08 julho 2006

Petrobrás está se tornando 'global player', diz New York Times


O New York Times trata da Petrobrás num artigo que fala da expansão da empresa, que tem projetos de exploração de óleo e gás em lugares distantes como Angola, Tanzânia, Turquia e Índia.

“Técnicas inovadoras de perfuração submarina em águas profundas e um plano agressivo de diversificação permitiram à companhia alterar o foco da exploração doméstica, tornando-se um 'global player' e investidor internacional de peso”, diz o artigo.

“Com a expansão no exterior, a Petrobrás se destaca entre as companhias petrolíferas estatais que dominam tradicionalmente o mercado de energia na região”.

A matéria do NY Times chama a atenção, no entanto, para os riscos que a empresa corre de apostar em projetos localizados em regiões politicamente instáveis, como os países do Golfo e a Nigéria.

Já a agência de notícias russa RIA Novosti anunciou que a companhia energética russa Gazprom assinará em breve um acordo de cooperação com a Petrobrás, que incluirá projetos em outros países, com particular atenção a sistemas de transporte de gás na América Latina.

Nenhum comentário: