08 julho 2006

Brasil se diz 'preocupado' com testes da Coréia do Norte


O governo do Brasil divulgou uma nota oficial expressando preocupação com a realização de testes de mísseis pela Coréia do Norte.

Na nota do Ministério das Relações Exteriores o governo afirmou ter recebido com "grande preocupação" a notícia dos testes realizados na terça-feira.

"Ao reiterar sua postura em favor do desarmamento e da não proliferação de armas de destruição em massa, o governo brasileiro condena o ato de Pyongyang, que agrega tensão a um quadro regional já instável em função dos parcos avanços registrados nas negociações sobre segurança na Península Coreana", afirma.

A nota do Ministério das Relações Exteriores continua pedindo à República Popular e Democrática da Coréia (RPDC) que "restabeleça a moratória de testes de mísseis de 1999, reafirmada em 2002, e retornar com espírito construtivo às negociações hexapartites".

"Esse mecanismo representa foro adequado para lograr entendimentos que levem em conta, de forma equilibrada, as preocupações de segurança dos Estados que dele participam, inclusive a RPDC."

"O Brasil continuará a acompanhar com atenção os desdobramentos da recente ação do governo de Pyongyang, em linha com a postura brasileira de apoio aos esforços diplomáticos orientados a uma solução pacífica e duradoura da questão da Península Coreana", conclui a nota.

Nenhum comentário: