O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na tarde desta quinta-feira (11/05) em Viena para participar da Cúpula UE-América Latina e Caribe, que vai até o próximo sábado. Ele será o expositor inicial dos debates em uma das três mesas da sessão vespertina do encontro.
Lula antecipou que pretende aproveitar a cúpula para obter avanços na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Embora o assunto não faça parte da pauta oficial, é tido como certo que será abordado pelos 60 chefes de Estado e de governo reunidos na capital austríaca.
Após a cúpula, Lula cumprirá a agenda da primeira visita oficial de um presidente brasileiro à Áustria. Em setembro de 2005, o presidente Heinz Fischer fez a primeira viagem oficial de um chefe de Estado austríaco ao Brasil, principal parceiro da Áustria na América Latina.
O comércio com o Brasil responde por 40% do intercâmbio da Áustria com os países da região. O volume do comércio bilateral alcançou recordes sucessivos nos últimos dois anos, havendo atingido US$ 535 milhões em 2005. Cerca de 80 companhias austríacas estão instaladas ou operam em parceria com outras empresas no Brasil.
Um comentário:
Na Austria, coincidindo ainda com as comemorações dos 150 anos de Freud.
Este país e este pensador, ganharão ainda como presente a visita de Lula aquele país.
Freud explica: "A imprensa e a oposição brasileiras não valem o que comem".
Postar um comentário