06 maio 2006

A dona da verdade

Para todo lado que me viro leio na mídia que Lula foi irresponsável quanto à nacionalização do gás boliviano.

- Lula nada sabia!, acusou com ironia, o Freire.
- Lula foi pego de calça curta - disse não sei quem.
- Lula é frouxo - escreveu mais um que já esqueci.
- A diplomacia brasileira foi pras cucuias - analisou um diplomata.
- O mundo vai desabar - acusou mais um analista a Deus.

Mas dentre todos os críticos, a Miriam Leitão tem se destacado. Está estérica! Minha nossa, ela destila ódio, ira, ao ponto de perder o norte em seus textos. Agride o Presidente Lula com fúria só comparada a uma louca desvairada. Ataca o Presidente por não ter agido e protegido os interesses do Brasil. Chama-o de inepto, acusa-o de ter passado dos limites e ter ferido os interesses da nação.

A quem essa senhora pensa que engana?

Que ela é uma cabra presa com cabresto curto do PSDB todo mundo sabe. Comparo seu nacionalismo troncho com o ato de comer arroz puro: entala!

Devo estar sonhando, não entendo mais nada. Num momento, ela e seus simpatizantes - os vendilhões da nação - entregaram quase tudo o que o Brasil tinha em troca de moedas podres. Tentaram desvalorizar a Petrobrás, afundaram uma de suas plataformas e depois acusaram-na de ser ineficiente. Fizeram tudo para desacreditá-la aos olhos do povo para em seguida venderem-na a preço de banana aos estrangeiros. Essa era a tática do neoliberalismo descarado, sem respeito a nada a não ser seus próprios bolsos e interesses. Num outro momento, a Leitão e o FHC, junto com sua trupe, se transvestem de nacionalistas e passam a defender a ferro e fogo o patrimônio da nação.

Que Petrobrás é essa que a direita queria tanto vender e que agora defende? Ou estaria por trás desse discurso nacionalista as eleições vindouras? Não seria adequado criar um clima de instabilidade política? Acusar o Presidente de inepto?

Fico curiosa em saber o que a Leitão indicaria o Presidente fazer.

Invadir a Bolívia? Derrubar o Presidente Evo eleito democraticamente? Copiar os americanos, seus ídolos, e sair criando inimigos em torno de nós apenas para mostrar que somos mais fortes?

Não acredito que Lula não soubesse o que o Evo tramava. Afinal, pra que serve o Serviço de Inteligência? O boliviano falou mais de uma dúzia de vezes em público quais eram suas intenções. Ele também sabia e sabe que sem Lula não se agüenta no poder por muito tempo.

A questão é que o presidente não pode fazer nada além de conversar. Ninguém mais do que o Lula sabe que ameaçar não leva a nada. Se levasse, a direita já estaria no poder novamente a muito tempo.

Lula reforça a decisão do presidente Evo Morales que se caracteriza num ato de soberania de um governo legítimo e democraticamente eleito. Nós também já fizemos isso durante o governo Vargas. Também o Chile fez. A Argentina, Iraque, Irã, Líbia, Arábia Saudita e outros. O importante é o governo criar um clima de confiança e respeito, acreditando que o Presidente boliviano cumprirá os seus contratos com o Brasil.

Glória Leite

Nenhum comentário: