15 julho 2008

MP faz operação contra desvio de R$ 60 mi da Saúde no Rio

Entre os presos, está a ex-subsecretária de Assistência à Saúde, Alcione Athayde, prima de Anthony Garotinho

por Fabiana Cimieri, da Agência Estado

O Ministério Público Estadual do Rio realiza desde a madrugada desta terça-feira, 15, uma operação batizada de Pecado Capital. O objetivo é desbaratar uma quadrilha que agia na Secretaria Estadual de Saúde, na gestão da ex-governadora Rosinha Matheus e que teria desviado mais de R$ 60 milhões. Entre os presos, está a ex-deputada federal e ex-subsecretária de Assistência à Saúde, Alcione Athayde, que é prima do ex-governador Anthony Garotinho.

As prisões estão sendo realizadas pela Delegacia Fazendária. Até agora, seis pessoas foram presas. Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, expedidos pela 21ª Vara Criminal.

De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério Público, as investigações estão sendo conduzidas por agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPE. Segundo eles, a quadrilha agiu em 2005 e 2006, "desviando verbas públicas por intermédio de contratações ilícitas para a execução de projetos vinculados à Secretaria Estadual de Saúde".

Ainda conforme a nota, durante a fase investigatória, os promotores de Justiça conseguiram apurar que a organização criminosa, utilizando-se de subcontratações com ONGs, desviou mais de R$ 60 milhões, que seriam destinados ao projeto denominado "Saúde em Movimento".

O programa era promovido pela Fundação Procefet e conta com serviços de aferição de pressão alta, medição da glicose, clínica médica, nutrição e aplicação de flúor para a população carente da Baixada

Nenhum comentário: