04 outubro 2012

Resposta a Mário Filho (Cutitiba/PR) sobre a Alemanha

Senhora Glória, sempre leio seu blog pois acho interessante ter uma visão das coisas do exterior. Mas uma coisa me intriga. Como é na Alemanha a corrupção? Existe? Outra questão: E os impostos são altos ou baixinhos como pregam aqui? Os serviços públicos são realmente a maravilha que dizem por aqui? Creio que estas coisas seriam de grande interesse pois por aqui se prega (os jornalões e barões da mídia) que somos vira latas, que aqui tudo é pior ou em se tratando de coisas ruins maiores que no resto mundo. Mário Filho (Curitiba/PR)

 Prezado Mário

 Sobre a corrupção.

Dia 02.09, conversando com alguém no Piauí, ouvi o que achava ser ficção. O sujeito me contou que quando candidato a deputado, vários eleitores lhe pediram dinheiro em troca do voto. Quando  argumentei que tanto o eleitor quanto o candidato são responsáveis pela corrupção existente no cenário político brasileiro, ele saiu em defesa do eleitor. Argumentou que eu não podia acusar o eleitor, porque ele, o eleitor, assim aprendeu a negociar e tirar vantagem do seu voto vendido. Nota-se com isso que até mesmo um candidato de um partido que se diz de esquerda encara a compra do voto como algo espúrio, mas não a venda.

A venda do voto na Alemanha é algo impensável. O povo alemão não tolera presentes dados nem a firmas privadas, image a funcionários públicos. Eles dizem que ao receber presentes, o empregado deixa de ser independente e passa a defender os interesses de quem presenteou.

Te dou um exemplo na área política. O último presidente da Alemanha, Christian Wulff foi acusado de passar férias em casas de empresários amigos e de um outro amigo ter financiado a publicação de sua biografia antes de ser nomeado Presidente da Alemanha. Mas o caso mais escabroso envolvendo o dito foi a compra de sua casa por 400 mil euro. Segundo Wulff, o dinheiro veio da esposa de um empresário da área de ferro-velho. A Justiça descobriu que a esposa do milionário-doador trouxe para o casamento apenas a beleza, isto é que era pobre materialmente. Isso que dizer que o dinheiro saiu de sua conta, mas a origem da grana veio do bolso, ou melhor, da conta do esposo. Resultado: Wulff caiu, teve que renunciar quando o Ministério Público abriu sindicância contra ele.

Sobre imposto.

Um amigo meu passou-me o contra-cheque dele de 2009. Ele ganhou bruto 4.303,00 e  neto 2.336,00. Isso mostra que ele pagou exatamente 54,28% de imposto na fonte. E aqui não tem essa história de devolução não.

Sobre toda mercadoria, pagamos 19%. É o chamado imposto único. Sobre comida e livro, pagamos 7%. Se você compra um pacote de café no supermercado, você paga 7% de imposto. Se você tomar café numa padaria, pagará 19%.

Moro na Alemanha há 20 anos e te digo: o serviço médico já foi bem melhor. O estado neoliberal alemão está destruindo tudo paulatinamente. Mas você certamente está vendo o que está acontecendo na Grécia, Espanha  e em curto também na Itália. Se eles radicalizarem muito por aqui, o bicho mais pegar fogo.

Espero ter te ajudado um pouco.

Um abraço


Nenhum comentário: