08 outubro 2012

O vencedor foi Lula

PAULO MOREIRA LEITE

 Eu pergunto quando tempo nossos analistas de plantão vão levar para reconhecer o grande vitorioso do primeiro turno da eleição municipal.

Não, não foi Eduardo Campos, embora o PSB tenha obtido vitorias importantes no Recife e em Belo Horizonte.

Também não foi o PDT, ainda que a vitória de José Fortunatti em Porto Alegre tenha sido consagradora. Terá sido o PSOL? Os “novos partidos”?

O grande vitorioso de domingo foi Luiz Inácio Lula da Silva e é por isso que os coveiros de sua força política passaram o dia de ontem trocando sorrisos amarelos.

Leia mais aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

"As pessoas têm que respeitar o faro político de Lula"

Para Fabiano Guilherme Santos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou um faro político melhor do que todos os demais analistas ao insistir na candidatura de Fernando Haddad, que agora disputa o segundo turno em São Paulo. Em entrevista à Carta Maior, o professor do Instituto de Estudos Sociais e
Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) também fala da influência nula do julgamento do “mensalão” e analisa o impacto da CPMI do Cachoeira nos principais redutos da quadrilha. A reportagem é de Najla Passos.
> LEIA MAIS | Política | 08/10/2012

Fonte:
Carta maior
http://www.cartamaior.com.br/

Anônimo disse...

O POVO RESOLVEU 'METER O BICO'

Foi um domingo para não esquecer. A história rugiu, rangeu e se mexeu. Mas não na direção que o conservadorismo esperava. O que as urnas fizeram foi repor certas correlações entre a nervura social e o voto; entre o discernimento popular e o legado histórico de projetos e propostas antagônicas. Milhões de vozes e rostos anônimos falaram o que pensam e, como é natural, em se tratando de escrutínios marcados por peculiaridades locais, emitiram vereditos ecumênicos. Mas certas linhas se destacaram: primeiro, o PT superou o PMDB e se tornou o partido mais votado no país, com 17,3 milhões de votos; cresceu 4% sobre 2008. Seu rival, o PSDB perdeu 4%.; em segundo lugar: o PT ganhou 627 prefeituras (14% mais que em 2008) e disputa o 2º turno em seis das maiores cidades do país. A exemplo da Venezuela, onde Chávez venceu mais uma vez (leia
nesta pág), o povo 'meteu o bico' na história. E desautorizou a narrativa das 'ilações' e das pesquisas engajadas.
(LEIA MAIS AQUI)
(Carta Maior; 2ª feira/08/10/2012)

Fonte:
Carta Maior
http://www.cartamaior.com.br/