PESSOAS DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES QUE AS DE DIREITA, APONTA ESTUDO
Um polêmico estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita, tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.
A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.
Os dados analisados são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade.
“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitar em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso as fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.
Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relacionaa com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.
Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo.
Analisados dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que pessoas com baixa inteligência detectado na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.
“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou.
“No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.
3 comentários:
Olá!
É com prazer que retorno ao seu blog.Linda sua recente postagem.Que bom quando vamos ao encontro de tão belas palavras.
Grande abraço
se cuida
Olá, Glória,
A mim isso também não surpreende. Tributo o resultado à abertura ao múltiplo e ao heterogêneo, que somente um espírito cônscio de sua fragilidade e necessária abertura ao outro poderia oferecer. Um traço, a meu ver, definidor da inteligência. Em discursos provindos da direita, creio neles haver um narcisismo potencialmente violento, seja com respeito ao outro, seja com respeito às limitações que aceita e/ou impõe a si. É claro que tais riscos também podem surpreender a mulheres e homens de esquerda. Mas nosso apreço pelo movimento dialético e pela mudança nos auxilia um tanto a nos colocar ao abrigo da auto-suficiência reflexiva. A desconfiança que lançamos a um mundo injusto também dirigimos a nós mesmos.
Um comentário final, que há muito tencionava fazer, mas me faltava tempo: embora viva na Europa, você não é colonizada. Como eu gostaria que semelhante uso da reflexão crítica nos fosse mais recorrente!
Abraço,
Gilmário
Em regra geral é verdade sim, mas tem as excessões da regra, principalmente quando se trata de sutilidade política, aqueles momentos nos quais é melhor ponderar e compor...!!
Postar um comentário