18 dezembro 2011

Presidente alemão enfrenta novas acusações sobre empréstimo privado



Deutsche Welle

Apesar de Christian Wulff ter dito que os 500 mil euros saíram da conta da esposa do amigo empresário, mídia alemã divulga que Egon Geerkens tinha uma procuração com plenos poderes sobre a conta bancária da mulher.

Um dia após "lamentar" ter fornecido informações incompletas a respeito de um empréstimo particular para financiamento de uma casa, uma reportagem publicada pelo semanário Der Spiegel levanta novas questões envolvendo o nome do presidente alemão, Christian Wulff. A revista publicou na sexta-feira (16/12) que o empresário Egon Geerkens, amigo de longa data de Wulff, foi, de fato, o mediador de um empréstimo de mais de meio milhão de euros ao presidente.

Segundo a reportagem, Geerkens teria negociado pessoalmente com Wulff – que na época, em 2008, ainda era governador da Baixa Saxônia. O empréstimo teria sido pago por meio da conta de Edith Geerkens, esposa do empresário. Geerkens, contudo, detinha uma procuração que lhe dava plenos poderes para gerenciamento da tal conta.

Quem mediou o empréstimo?

Em 2010, o presidente não declarou oficialmente este empréstimo para financiamento imobiliário perante a Assembleia Legislativa, como deveria ter feito. Segundo ele, isso aconteceu porque a soma havia sido concedida pela esposa de Geerkens. Wulff reconheceu que a situação agora "pode dar uma impressão errada".

Na última quinta-feira (15/12), o presidente lamentou publicamente a omissão dos fatos relacionados ao caso e suas declarações incompletas de 2010. Wulff não admite, contudo, que este tenha sido um comportamento errôneo. Ele defende que informou corretamente à Assembleia Legislativa não ter relações comerciais com Egon Geerkens. Wulff e o empresário rejeitaram as novas acusações através de seus advogados.

Segundo o semanário Der Spiegel, Geerkens teria confirmado, todavia, ter tratado diretamente com Wulff a respeito dos detalhes do empréstimo. Os dois teriam acertado que evitariam a menção de seus nomes juntos em qualquer contexto. "Nós dois somos muito conhecidos em Osnabrück. Por isso não queria que qualquer aprendiz de banco visse que estava fluindo tanto dinheiro da minha conta para a de Wulff", afirmou o empresário, de acordo com a revista alemã.

Os advogados de Wulff afirmam que o dinheiro do empréstimo veio, de fato, da conta de Edith Geerkens. E o banco Sparkasse, de Osnabrück, também confirmou a transferência do dinheiro. Os documentos deverão ser expostos nesta segunda-feira (19/12) no escritório dos advogados de Wulff, em Berlim.

Ler mais http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15609671,00.html

Nenhum comentário: