30 dezembro 2011

Charge Online do Bessinha

Um comentário:

Anônimo disse...

2012 - O ANO DE XANGÔ

XANGÔ é um Orixá temido e respeitado, é viril e violento, porém justiceiro, e muito vaidoso. XANGÔ era muito atrevido e violento, porém, grande justiceiro, sempre castigando os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
XANGÔ é o Orixá dos reis, dos justos e dos poderosos.
Ele próprio foi um rei guerreiro que conquistou reinos e enriqueceu seu povo.
O seu trabalho entre os homens é cobrar de quem deve e premiar a quem merece, agindo sempre com sabedoria, justiça e poder.
Na mitologia romana é Júpiter, o pai e mestre dos deuses, para os gregos é Zeus, aquele que usava seus raios para punir os mortais, esta correspondência pode ser feita pelo poder supremo que ambos encarnam.
No Tarô há uma lâmina que contém o principal arquétipo de XANGÔ, é a Justiça representada pelo arcano VIII, que é quem encarna a recompensa justa, a distribuição do prêmio e do castigo.
XANGÔ é o responsável pela solução das pendências e das injustiças, dando a quem merece o devido castigo e, a vitória ao injustiçado.
XANGÔ simboliza a lei de causa e efeito, seu fetiche é a machada de dois gumes ou a balança de dois pratos, simbolizando a justiça e a imparcialidade.
A espada de ouro que a justiça carrega assim como o Orixá em sua representação simboliza as lutas necessárias para se conseguir o equilíbrio, que a balança na outra mão indica ser possível.
A palavra de XANGÔ é a JUSTIÇA.
XANGÔ, a roupa é branca e vermelha.