16 novembro 2011

É uma lástima

Pobreza infantil também é um problema da sociedade alemã

O percentual de crianças na sociedade alemã diminui com os anos, mas a pobreza infantil cresce. Pelos dados oficiais, ela atinge hoje 15% dos menores no país.

A Alemanha é o país europeu com o menor percentual de jovens com menos de 18 anos na população: eles representam 16,5% do total. Em outros países do continente, como França, Reino Unido e Holanda, o percentual supera os 20%. Na Turquia, é ainda maior: um em cada três habitantes tem menos de 18 anos.

E tudo indica que a tendência de cada vez menos crianças vai se manter na Alemanha nos próximos anos. O país tem hoje 13,1 milhões de habitantes com menos de 18 anos, 14% menos do que em 2000.

Mas, enquanto as taxas de natalidade diminuem, a pobreza infantil cresce no país. Desde 1965, o número de nascimentos por ano caiu quase pela metade, de 1,3 milhão para 680 mil. Já o número de crianças consideradas pobres se multiplicou por 16 no mesmo período.

De acordo com um estudo apresentado em agosto pelo Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis), 15% das crianças na Alemanha são pobres ou estão ameaçadas pela pobreza. A maioria delas vive em lares comandados por apenas uma pessoa: mais de um terço das crianças que vivem com mãe ou pai solteiro estão ameaçadas pela pobreza.

Mais na Deutsche Welle

Nenhum comentário: