29 outubro 2011

A manobra

Chico Barauna - 28-10-2011

Vindo da base de apoio do Governo, quem assumir este Ministério dos Esportes, seja quem for, vai ser atacado fortemente pelo (PIG, PSDB, DEM) e outros da direita. Eles querem simplesmente controlar esse Ministério. O objetivo deles é tumultuar, e se possível, afastar o PCdoB da base do Governo, e ainda fazer o sucessor.

Durante esses dias, a presidenta Dilma cumpriu toda a agenda presidencial. Em Manaus discursou, inaugurou juntamente com Lula, uma imensa ponte e prorrogou a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. Ela recebeu chefe de Estado, esteve na solenidade da FAB (homenagem ao Santos Dumont), tudo sem maiores problemas.

Enquanto foi possível, ela manteve um ministro fragilizado pelo fogo cerrado vindo da mídia do PIG e de políticos oportunistas. Mas, ela não podia ficar com um ministro com uma causa pendente para ser julgado no STF. Imagine o ministro responsável pelo maior evento esportivo a ser bancado pelo Brasil dependendo do supremo. Fazer isto seria pegar a corda oposicionista, colocar no próprio pescoço e se enforcar em praça pública. Isto não seria coragem, mas uma suprema burrice política.

Agora vai entrar o deputado Aldo Rebelo, do PCdoB, uma excelente escolha. Então, nada do que queriam aconteceu, exceto a saída do agora ex-ministro Orlando Silva, que vai poder se defender com tranqüilidade, sem urgência, e sem comprometer o Governo.

Se fosse uma luta de boxe, diria que ela resolveu aproveitar o momento para subir na categoria da luta, e assim, escolher um novo lutador, tirou um lutador peso médio cansado, e escalou um peso pesado para enfrentar uma nova luta. Se fosse, no futebol, diria que ela escalou o melhor zagueiro.

Sinceramente, acho que eles perderam, apesar das piruetas e dos risos antecipados.

Nenhum comentário: