30 outubro 2011

Lula agora só se comunica por escrito

Blog do Ricardo Kotscho

MACEIÓ (AL) _ A voz rouca que é sua marca registrada desde os tempos das portas de fábrica de São Bernardo do Campo e das primeiras assembléias de metalúrgicos no Estádio de Vila Euclides, está momentâneamente silenciada.

Depois de fazer uma biopsia na laringe, no sábado de manhã, que confirmou a existência de um tumor maligno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva só está se comunicando com a família por escrito, até para pedir um copo d´água.

Posso imaginar a dificuldade do amigo Lula para se adaptar à nova realidade, ele que construiu no gogó toda sua carreira de líder sindical e político, até se eleger por duas vezes presidente da República.

Só neste domingo de manhã consegui falar com a família de Lula _ e as notícias que me deram são tranquilizadoras. Ele deixou o Hospital Sírio-Libanês às nove da noite de sábado e na manhã de segunda-feira já começa o tratamento de quimioterapia.

Os médicos acreditam que não será necessário fazer cirurgia para que Lula possa se curar do câncer na laringe e voltar a ter uma vida normal. Mas agora vai ter que dar um tempo nas conversas políticas, nos discursos e nas viagens, tudo o que ele mais gosta de fazer na vida.

O câncer foi descoberto por acaso. Roberto Kalil, médico dele, meu e de mais um mundão de gente, passou rapidamente na casa de Lula na quinta-feira para lhe dar um abraço no dia do seu aniversário de 66 anos.

Marisa, a mulher de Lula, queixou-se de uma renitente dor de caberça e Kalil lhe cobrou mais uma vez a necessidade de fazer um check-up. Lula ouviu a conversa e prometeu levar Marisa ao hospital no dia seguinte.

Enquanto ela fazia seus exames, Lula pediu a Kalil "uma pastilha melhor" para a garganta, porque a que estava tomando não aliviou sua rouquidão. Kalil e um outro médico examinaram a garganta do ex-presidente e lhe receitaram um antibiótico e outro remédio para alivar a dor de garganta, com a condição de que ele voltasse no sábado para também fazer um check-up.

Lula não queria, achou que não era nada grave, mas acabou mais uma vez cedendo à mulher. Desta vez, foi ela quem levou o marido ao hospital no sábado cedo _ e o resto da história todo o Brasil já sabe.

Quando ele chegou ao hospital, Kalil já tinha reunido uma equipe de especialistas para examinar o ex-presidente. A pedido do próprio Lula, os médicos divulgaram um boletim oficial do Sírio-Libanês informando que o ex-presidente tinha um câncer na laringe, assim que sairam os resultados dos exames.

Nenhum comentário: