02 agosto 2011

Chico Barauna* sobre os motivos de ataques à Líbia

Acidente ocidental

A Líbia foi atacada por diversos motivos, entre os quais citemos os quatro maiores motivos, não necessariamente na ordem que segue:

Primeiro motivo, a Líbia possui petróleo, volume superior a 45 bilhões de barris em reservas, petróleo de boa qualidade. Possui debaixo do deserto que cobre noventa e cinco por cento do território líbio, um mar subterrâneo de água doce de boa qualidade.

Segundo motivo, o Banco Central da Líbia tem razoável independência do sistema financeiro mundial, porque a moeda, dinar, tem reservas em ouro que lastream o seu valor real, e assim pode ficar livre das flutuações do dólar.

Terceiro motivo, Kadafi desafiou o sistema financeiro internacional, quando ele chegou a propor aos países africanos para criar uma moeda única desligada do dolar. Diante da ousadia, a prioridade passou a ser eliminar a liderança de Kadafi.

Quarto motivo, os Estados Unidos e a OTAN, desejam controlar o mar Mediterrâneo e todo o seu entorno. Por isto a Síria foi também incluída no jogo da guerra, e portanto agora também precisa de uma democracia ocidental instalada.

Estes são os motivos "civilizados, humanos, democráticos" e ocidentais. Valores editados, digitalizados, coloridos e divulgados pela propaganda de massa, que alicia, lava, alienia e alucina a mente humana. E fica assim compreendido o acidente ocidental.

*Chico Barauna - leitor do blog.

Nenhum comentário: