25 julho 2011

Empulhção por nos achar idiotas

. Sobre os assassinatos a sangue frio na Noruega.

. Um comentarista alemão, Herr Peter Ehrenberg, acha que somos idiotas ou analfabetos funcionais.

. Ou os dois.

. Ele diz em sua coluna "Meinung" (Opinião) no Morgen Post de domingo:

"Quem foi agora em Oslo ou na ilha de Utoya? Al Kaida com ódio pelo mundo ocidental, extremistas de direita com ódio aos sociais democratas ou um doido varrido com ódio contra a vida e um ódio indescritível em mortos? Tanto faz!"

Wer war es nun in Oslo und auf der Insel Utoya? Al Kaida mit Hass auf alles Westliche, Rechtsextreme mit Hass auf Sozialdemokraten oder einfach Durchgeknallte mit einem Hass aufs Leben und unfassbarer Lust am Töten? Es ist egal. Wieder einmal zeigt.

. O senhor Peter Ehrenberg quer nos fazer crer que um massacre é um massacre e que tanto faz ter sido praticado por um fanático de direita, um fanático muçulmano ou o doidaço que acordou mal humorado.

. Pois mostremos ao senhor Ehrenberg que a coisa não é bem como ele tenta nos convencer.

. Imaginemos o massacre tendo sido cometido por um fanático muçulmano. A Europa inteira e os EUA enviariam mais bombas, canhões e granadas para o Oriente para matar "os terroristas". 2 Terroristas seriam mortos... e 200 mil civis seriam massacrados.

. Agora imaginemos um louco varrido tendo massacrado os jovens noruegueses. O Louco seria levado para uma prisão psiquiátrica e ponto final.

. Tendo sido o massacre perpetrado por um fanático de direita, os políticos europeus jurarão de pé juntos que os extremistas serão de agora em diante observados, novas leis serão aprovadas contra a direita, etc, etc.

. E nada acontecerá e tudo será asquecido.

. Pelo menos até o próximo massacre.

Nenhum comentário: